A DISCIPLINA INGLÊS MINISTRADA NOS CURSOS DO IFRJ, CAMPUS RIO DE JANEIRO, TEM POR BASE TEÓRICA A ABORDAGEM LINFE (LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS), CUJOS REFERENCIAIS REGEM AS PRÁTICAS DOCENTES. A ABORDAGEM SE APOIA NUM TRIPÉ EDUCACIONAL: NECESSIDADES, DESEJOS E LACUNAS LINGUÍSTICAS PARTE-SE DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DETALHADA DOS ALUNOS EM CADA UM DOS CURSOS DA INSTITUIÇÃO. DE POSSE DESTAS INFORMAÇÕES, A EQUIPE DEFINE OS FINS ESPECÍFICOS PARA AS AULAS, NA SUA MAIORIA, A PARTIR DE GÊNEROS DISCURSIVOS. O PROFESSOR DESEMPENHA FUNÇÕES DIFERENTES DAS HABITUAIS, COMO SELEÇÃO, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAIS, DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS POR TURMA, DESENHO DE CURSO, ETC. POR SUA VEZ, O ALUNO ASSUME A COPARCEIRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESPORADICAMENTE, PRECISA-SE REVER A METODOLOGIA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA, A FIM DE QUE SE MANTENHA A MODERNIDADE QUE LHE É PECULIAR. ASSIM SENDO, O TEMA DO ESTUDO, NA MODALIDADE PIBITI JR, É A AVALIAÇÃO, JUNTO AOS EGRESSOS DO IFRJ, DOS PONTOS FORTES E FRACOS NO ENSINO DE INGLÊS COM O OBJETIVO DE TORNAR A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MAIS EFICIENTE, EFICAZ E SIGNIFICATIVA. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO-INTERPRETATIVISTA. QUESTIONÁRIOS - VIA GOOGLEFORMS - FORAM DISPARADOS. AS INFORMAÇÕES OBTIDAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DE AFINIDADES E RECORRÊNCIA. OS RESULTADOS APONTAM PARA MÓDULOS CONSIDERADOS ESSENCIAIS E SUGESTÃO DE NOVAS ATIVIDADES A SERÃO INCLUÍDAS. AS PROFESSORAS DA ÁREA SE DEBRUÇARÃO SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS E, DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A PESQUISA CONTRIBUIU PARA A MELHORA DAS AULAS DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, UMA VEZ QUE PROMOVERÁ MUDANÇAS NA DIDÁTICA DE LÍNGUA INGLESA.