Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VOZ DOS EGRESSOS PARA A MELHORA DAS AULAS DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS DO IFRJ

Palavra-chaves: INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, COCONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ANÁLISE DE NECESSIDADES, PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA, Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67888
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1054
    "inscrito_id" => 3307
    "titulo" => "A VOZ DOS EGRESSOS PARA A MELHORA DAS AULAS DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS DO IFRJ"
    "resumo" => "A DISCIPLINA INGLÊS MINISTRADA NOS CURSOS DO IFRJ, CAMPUS RIO DE JANEIRO, TEM POR BASE TEÓRICA A ABORDAGEM LINFE (LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS), CUJOS REFERENCIAIS REGEM AS PRÁTICAS DOCENTES. A ABORDAGEM SE APOIA NUM TRIPÉ EDUCACIONAL: NECESSIDADES, DESEJOS E LACUNAS LINGUÍSTICAS PARTE-SE DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DETALHADA DOS ALUNOS EM CADA UM DOS CURSOS DA INSTITUIÇÃO. DE POSSE DESTAS INFORMAÇÕES, A EQUIPE DEFINE OS FINS ESPECÍFICOS PARA AS AULAS, NA SUA MAIORIA, A PARTIR DE GÊNEROS DISCURSIVOS. O PROFESSOR DESEMPENHA FUNÇÕES DIFERENTES DAS HABITUAIS, COMO SELEÇÃO, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAIS, DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS POR TURMA, DESENHO DE CURSO, ETC. POR SUA VEZ, O ALUNO ASSUME A COPARCEIRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESPORADICAMENTE, PRECISA-SE REVER A METODOLOGIA NUMA PERSPECTIVA  CRÍTICO-REFLEXIVA, A FIM DE QUE SE MANTENHA A MODERNIDADE QUE LHE É PECULIAR. ASSIM SENDO, O TEMA DO ESTUDO, NA MODALIDADE PIBITI JR, É A AVALIAÇÃO, JUNTO AOS EGRESSOS DO IFRJ, DOS PONTOS FORTES E FRACOS NO ENSINO DE INGLÊS COM O OBJETIVO DE TORNAR A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MAIS EFICIENTE, EFICAZ E SIGNIFICATIVA. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO-INTERPRETATIVISTA. QUESTIONÁRIOS - VIA GOOGLEFORMS - FORAM DISPARADOS. AS INFORMAÇÕES OBTIDAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DE AFINIDADES E RECORRÊNCIA. OS RESULTADOS APONTAM PARA MÓDULOS CONSIDERADOS ESSENCIAIS E SUGESTÃO DE NOVAS ATIVIDADES A SERÃO INCLUÍDAS. AS PROFESSORAS DA ÁREA SE DEBRUÇARÃO SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS E, DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A PESQUISA CONTRIBUIU PARA A MELHORA DAS AULAS DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, UMA VEZ QUE PROMOVERÁ MUDANÇAS NA DIDÁTICA DE LÍNGUA INGLESA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, COCONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ANÁLISE DE NECESSIDADES, PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3307_31082020110800.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RIBEIRO"
    "autor_email" => "elzinha2212@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRJ"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67888
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1054
    "inscrito_id" => 3307
    "titulo" => "A VOZ DOS EGRESSOS PARA A MELHORA DAS AULAS DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS DO IFRJ"
    "resumo" => "A DISCIPLINA INGLÊS MINISTRADA NOS CURSOS DO IFRJ, CAMPUS RIO DE JANEIRO, TEM POR BASE TEÓRICA A ABORDAGEM LINFE (LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS), CUJOS REFERENCIAIS REGEM AS PRÁTICAS DOCENTES. A ABORDAGEM SE APOIA NUM TRIPÉ EDUCACIONAL: NECESSIDADES, DESEJOS E LACUNAS LINGUÍSTICAS PARTE-SE DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DETALHADA DOS ALUNOS EM CADA UM DOS CURSOS DA INSTITUIÇÃO. DE POSSE DESTAS INFORMAÇÕES, A EQUIPE DEFINE OS FINS ESPECÍFICOS PARA AS AULAS, NA SUA MAIORIA, A PARTIR DE GÊNEROS DISCURSIVOS. O PROFESSOR DESEMPENHA FUNÇÕES DIFERENTES DAS HABITUAIS, COMO SELEÇÃO, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAIS, DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS POR TURMA, DESENHO DE CURSO, ETC. POR SUA VEZ, O ALUNO ASSUME A COPARCEIRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESPORADICAMENTE, PRECISA-SE REVER A METODOLOGIA NUMA PERSPECTIVA  CRÍTICO-REFLEXIVA, A FIM DE QUE SE MANTENHA A MODERNIDADE QUE LHE É PECULIAR. ASSIM SENDO, O TEMA DO ESTUDO, NA MODALIDADE PIBITI JR, É A AVALIAÇÃO, JUNTO AOS EGRESSOS DO IFRJ, DOS PONTOS FORTES E FRACOS NO ENSINO DE INGLÊS COM O OBJETIVO DE TORNAR A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MAIS EFICIENTE, EFICAZ E SIGNIFICATIVA. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO-INTERPRETATIVISTA. QUESTIONÁRIOS - VIA GOOGLEFORMS - FORAM DISPARADOS. AS INFORMAÇÕES OBTIDAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DE AFINIDADES E RECORRÊNCIA. OS RESULTADOS APONTAM PARA MÓDULOS CONSIDERADOS ESSENCIAIS E SUGESTÃO DE NOVAS ATIVIDADES A SERÃO INCLUÍDAS. AS PROFESSORAS DA ÁREA SE DEBRUÇARÃO SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS E, DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A PESQUISA CONTRIBUIU PARA A MELHORA DAS AULAS DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, UMA VEZ QUE PROMOVERÁ MUDANÇAS NA DIDÁTICA DE LÍNGUA INGLESA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, COCONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ANÁLISE DE NECESSIDADES, PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID3307_31082020110800.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELZA MARIA DUARTE ALVARENGA DE MELLO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RIBEIRO"
    "autor_email" => "elzinha2212@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFRJ"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A DISCIPLINA INGLÊS MINISTRADA NOS CURSOS DO IFRJ, CAMPUS RIO DE JANEIRO, TEM POR BASE TEÓRICA A ABORDAGEM LINFE (LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS), CUJOS REFERENCIAIS REGEM AS PRÁTICAS DOCENTES. A ABORDAGEM SE APOIA NUM TRIPÉ EDUCACIONAL: NECESSIDADES, DESEJOS E LACUNAS LINGUÍSTICAS PARTE-SE DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DETALHADA DOS ALUNOS EM CADA UM DOS CURSOS DA INSTITUIÇÃO. DE POSSE DESTAS INFORMAÇÕES, A EQUIPE DEFINE OS FINS ESPECÍFICOS PARA AS AULAS, NA SUA MAIORIA, A PARTIR DE GÊNEROS DISCURSIVOS. O PROFESSOR DESEMPENHA FUNÇÕES DIFERENTES DAS HABITUAIS, COMO SELEÇÃO, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAIS, DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS POR TURMA, DESENHO DE CURSO, ETC. POR SUA VEZ, O ALUNO ASSUME A COPARCEIRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESPORADICAMENTE, PRECISA-SE REVER A METODOLOGIA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICO-REFLEXIVA, A FIM DE QUE SE MANTENHA A MODERNIDADE QUE LHE É PECULIAR. ASSIM SENDO, O TEMA DO ESTUDO, NA MODALIDADE PIBITI JR, É A AVALIAÇÃO, JUNTO AOS EGRESSOS DO IFRJ, DOS PONTOS FORTES E FRACOS NO ENSINO DE INGLÊS COM O OBJETIVO DE TORNAR A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MAIS EFICIENTE, EFICAZ E SIGNIFICATIVA. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO-INTERPRETATIVISTA. QUESTIONÁRIOS - VIA GOOGLEFORMS - FORAM DISPARADOS. AS INFORMAÇÕES OBTIDAS FORAM ANALISADAS A PARTIR DE AFINIDADES E RECORRÊNCIA. OS RESULTADOS APONTAM PARA MÓDULOS CONSIDERADOS ESSENCIAIS E SUGESTÃO DE NOVAS ATIVIDADES A SERÃO INCLUÍDAS. AS PROFESSORAS DA ÁREA SE DEBRUÇARÃO SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS E, DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A PESQUISA CONTRIBUIU PARA A MELHORA DAS AULAS DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS, UMA VEZ QUE PROMOVERÁ MUDANÇAS NA DIDÁTICA DE LÍNGUA INGLESA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.