Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO AGRESTE ALAGOANO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, LIBRAS, Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68983
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 3746
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO AGRESTE ALAGOANO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DOS SURDOS, A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, TORNA-SE ESSENCIAL QUESTIONAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, SABERES E A PRÓPRIA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PARA ATUAR NESSA ÁREA. ASSIM, BUSCAMOS INVESTIGAR: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO SOBRE A LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL? O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO DA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL E DE COITÉ DO NÓIA/AL. O EDUCADOR DEVE BUSCAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÉTODOS PARA A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS QUE FAÇA COM QUE AGUCEM A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, COM UM OLHAR ATENTO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE GARANTAM A EFETIVA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOS. A PESQUISA FOI DO TIPO QUALITATIVA, REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2018, COM 14 (QUATORZE) PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, O ENSINO DE CIÊNCIAS E O CONHECIMENTO EM LIBRAS DOS PROFESSORES. EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS, OS PROFESSORES INFORMARAM SENTIR-SE PREPARADOS, MAS DESTACARAM A FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE CURSOS COMPLEMENTARES, RELATADO PELA MAIORIA DOS PESQUISADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, LIBRAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID3746_06072020234049.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIZ DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAÍZ SANTOS "
    "autor_email" => "laizssantos.ls@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS  UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68983
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 3746
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A EDUCAÇÃO DE SURDOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO AGRESTE ALAGOANO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DOS SURDOS, A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, TORNA-SE ESSENCIAL QUESTIONAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, SABERES E A PRÓPRIA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PARA ATUAR NESSA ÁREA. ASSIM, BUSCAMOS INVESTIGAR: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO SOBRE A LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL? O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO DA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL E DE COITÉ DO NÓIA/AL. O EDUCADOR DEVE BUSCAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÉTODOS PARA A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS QUE FAÇA COM QUE AGUCEM A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, COM UM OLHAR ATENTO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE GARANTAM A EFETIVA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOS. A PESQUISA FOI DO TIPO QUALITATIVA, REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2018, COM 14 (QUATORZE) PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, O ENSINO DE CIÊNCIAS E O CONHECIMENTO EM LIBRAS DOS PROFESSORES. EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS, OS PROFESSORES INFORMARAM SENTIR-SE PREPARADOS, MAS DESTACARAM A FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE CURSOS COMPLEMENTARES, RELATADO PELA MAIORIA DOS PESQUISADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, LIBRAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID3746_06072020234049.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIZ DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAÍZ SANTOS "
    "autor_email" => "laizssantos.ls@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS  UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DOS SURDOS, A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, TORNA-SE ESSENCIAL QUESTIONAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, SABERES E A PRÓPRIA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PARA ATUAR NESSA ÁREA. ASSIM, BUSCAMOS INVESTIGAR: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO SOBRE A LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL? O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO DA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL E DE COITÉ DO NÓIA/AL. O EDUCADOR DEVE BUSCAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÉTODOS PARA A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS QUE FAÇA COM QUE AGUCEM A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, COM UM OLHAR ATENTO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE GARANTAM A EFETIVA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOS. A PESQUISA FOI DO TIPO QUALITATIVA, REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2018, COM 14 (QUATORZE) PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, O ENSINO DE CIÊNCIAS E O CONHECIMENTO EM LIBRAS DOS PROFESSORES. EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS, OS PROFESSORES INFORMARAM SENTIR-SE PREPARADOS, MAS DESTACARAM A FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE CURSOS COMPLEMENTARES, RELATADO PELA MAIORIA DOS PESQUISADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.