ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E A INCLUSÃO DOS SURDOS, A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, TORNA-SE ESSENCIAL QUESTIONAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS, SABERES E A PRÓPRIA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS PARA ATUAR NESSA ÁREA. ASSIM, BUSCAMOS INVESTIGAR: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO SOBRE A LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL? O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTIU EM ANALISAR AS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA E O ESTUDO DA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL E DE COITÉ DO NÓIA/AL. O EDUCADOR DEVE BUSCAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÉTODOS PARA A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS QUE FAÇA COM QUE AGUCEM A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, COM UM OLHAR ATENTO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE GARANTAM A EFETIVA INCLUSÃO DOS ESTUDANTES SURDOS. A PESQUISA FOI DO TIPO QUALITATIVA, REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2018, COM 14 (QUATORZE) PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES RELACIONADAS À FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, O ENSINO DE CIÊNCIAS E O CONHECIMENTO EM LIBRAS DOS PROFESSORES. EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS, OS PROFESSORES INFORMARAM SENTIR-SE PREPARADOS, MAS DESTACARAM A FALTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE CURSOS COMPLEMENTARES, RELATADO PELA MAIORIA DOS PESQUISADOS.