O CUMPRIMENTO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: AS MARCAS DO ANALFABETISMO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68954 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2713 "inscrito_id" => 5331 "titulo" => "O CUMPRIMENTO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: AS MARCAS DO ANALFABETISMO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "NO BRASIL, COMO UM DIREITO SOCIAL, A EDUCAÇÃO É CONSTITUCIONALMENTE ASSEGURADA A TODOS E, PORTANTO, CONSIDERANDO O PERCURSO HISTÓRICO, SOCIAL E CULTURAL DO PAÍS, DEVERIA ATENDER EFETIVAMENTE A SUA PLURALIDADE, DE FORMA EQUIGUAL. HÁ, CONTUDO, UM DESCOMPASSO ENTRE O PENSADO, DESEJADO, E A REALIDADE CONCRETIZADA. NESSA PERSPECTIVA, ENTENDEMOS QUE O CUMPRIMENTO DESSE DIREITO AINDA NÃO É GARANTIDO E QUE ISTO PODE SER CONSTATADO NO NÃO ACESSO À EDUCAÇÃO E NÃO PERMANÊNCIA DE VÁRIOS SUJEITOS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, O QUE ACARRETA, COM MAIOR VIGOR, O ALTO ÍNDICE DE ANALFABETISMO NO PAÍS. NESSE SENTIDO, COM UMA ABORDAGEM REFLEXIVA, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA IDENTIFICAR ALGUNS DOS ASPECTOS QUE CONTRIBUÍRAM E CONTINUAM A CONTRIBUIR PARA O ALTO ÍNDICE DE ANALFABETISMO NO BRASIL, DE MODO A ENFATIZAR A DICOTOMIA EXISTENTE ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E O ACESSO À EDUCAÇÃO. PARA TANTO, COMO APORTE TEÓRICO, APOIAMO-NOS EM AGLIARDI (2013), MACHADO (2016), SOARES (2005), SILVA (2018) E EM DADOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. ADEMAIS, TOMAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DA QUAL, APRESENTAMOS COMO RESULTADO FINAL A CORROBORAÇÃO DA IDEIA DE QUE DIVERSOS FATORES, COMO OS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS, PROMOVEM O ALTO ÍNDICE DE ANALFABETISMO NO BRASIL, OS QUAIS ESTÃO REFLETIDOS, DENTRE OUTRAS CIRCUNSTÂNCIAS, NA AUSÊNCIA E NÃO PERSISTÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS NO ACESSO À ESCOLA, NÃO PRETENDENDO ESGOTAR ESTA REFLEXÃO E NEM LIMITAR OS ASPECTOS MARCANTES DO ANALFABETISMO NO PAÍS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, DIREITO À EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID5331_01102020214216.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA CRISTINY ISIDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISABELA CRISTINY" "autor_email" => "cristiny767@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68954 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2713 "inscrito_id" => 5331 "titulo" => "O CUMPRIMENTO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: AS MARCAS DO ANALFABETISMO E O PAPEL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "NO BRASIL, COMO UM DIREITO SOCIAL, A EDUCAÇÃO É CONSTITUCIONALMENTE ASSEGURADA A TODOS E, PORTANTO, CONSIDERANDO O PERCURSO HISTÓRICO, SOCIAL E CULTURAL DO PAÍS, DEVERIA ATENDER EFETIVAMENTE A SUA PLURALIDADE, DE FORMA EQUIGUAL. HÁ, CONTUDO, UM DESCOMPASSO ENTRE O PENSADO, DESEJADO, E A REALIDADE CONCRETIZADA. NESSA PERSPECTIVA, ENTENDEMOS QUE O CUMPRIMENTO DESSE DIREITO AINDA NÃO É GARANTIDO E QUE ISTO PODE SER CONSTATADO NO NÃO ACESSO À EDUCAÇÃO E NÃO PERMANÊNCIA DE VÁRIOS SUJEITOS EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, O QUE ACARRETA, COM MAIOR VIGOR, O ALTO ÍNDICE DE ANALFABETISMO NO PAÍS. NESSE SENTIDO, COM UMA ABORDAGEM REFLEXIVA, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA IDENTIFICAR ALGUNS DOS ASPECTOS QUE CONTRIBUÍRAM E CONTINUAM A CONTRIBUIR PARA O ALTO ÍNDICE DE ANALFABETISMO NO BRASIL, DE MODO A ENFATIZAR A DICOTOMIA EXISTENTE ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E O ACESSO À EDUCAÇÃO. PARA TANTO, COMO APORTE TEÓRICO, APOIAMO-NOS EM AGLIARDI (2013), MACHADO (2016), SOARES (2005), SILVA (2018) E EM DADOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. ADEMAIS, TOMAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DA QUAL, APRESENTAMOS COMO RESULTADO FINAL A CORROBORAÇÃO DA IDEIA DE QUE DIVERSOS FATORES, COMO OS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS, PROMOVEM O ALTO ÍNDICE DE ANALFABETISMO NO BRASIL, OS QUAIS ESTÃO REFLETIDOS, DENTRE OUTRAS CIRCUNSTÂNCIAS, NA AUSÊNCIA E NÃO PERSISTÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS NO ACESSO À ESCOLA, NÃO PRETENDENDO ESGOTAR ESTA REFLEXÃO E NEM LIMITAR OS ASPECTOS MARCANTES DO ANALFABETISMO NO PAÍS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "ANALFABETISMO, DIREITO À EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID5331_01102020214216.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA CRISTINY ISIDRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISABELA CRISTINY" "autor_email" => "cristiny767@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }