AS CRIANÇAS AO INGRESSAREM NO ENSINO FUNDAMENTAL PASSAM POR UM MOMENTO CRUCIAL NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E APRENDIZAGEM, POR TEREM QUE DESVINCULAR-SE DE ALGUNS HÁBITOS E COSTUMES FAMILIARES, NESSE CENÁRIO, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA A PESQUISA SOBRE O PROCESSO DE LEITURA, EXCLAMAR E OUVIR CONTOS E HISTÓRIAS PASSADAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, QUE COSTUMEIRAMENTE NOS COMOVEM E GRATIFICAM, LEVANDO ASSIM, TANTAS MENSAGENS, SEJAM ESCRITAS OU CONTADAS ATRAVÉS PESSOAS LEIGAS OU GRADUADAS. É ENRIQUECEDOR PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR, OPORTUNIZAR QUE CRIANÇAS EXPERIMENTEM UMA FORMA PRAZEROSA E DINÂMICA DE APRENDIZADO SIGNIFICATIVO NO PROCESSO DA ESCOLARIZAÇÃO POR MEIO DA LEITURA, APRENDIZADO ESSE QUE CONTRIBUI PARA A ALFABETIZAÇÃO, ATRAVÉS DOS LIVROS DE HISTORIAS INFANTIS, TEATRO, CONTOS, ENTRE OUTROS, DESENVOLVENDO A IMAGINAÇÃO, CONSTRUINDO SEU PRÓPRIO MUNDO DE IDEIAS E POSSIBILITANDO A SOCIALIZAÇÃO. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA É QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA. A ACEITAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NESTE PROCESSO TEVE PELO MENOS DUAS CONSEQUÊNCIAS IMPORTANTES SOBRE A EVOLUÇÃO DA LITERATURA INFANTIL. EM PRIMEIRO LUGAR, SURGE O PREDOMÍNIO DO LÚDICO SOBRE O INSTRUTIVO; EM SEGUNDO, DEFINE-SE UM GÊNERO ESPECIFICAMENTE VOLTADO PARA CRIANÇAS. DE IGUAL FORMA, A ESCOLA, ENTÃO, PASSA A ADQUIRIR ESPECIAL SIGNIFICAÇÃO, AO TORNAR-SE O ESPAÇO DE UNIÃO ENTRE AS CRIANÇAS E O MUNDO, RESTABELECENDO A UNIDADE PERDIDA, E AINDA ESTÁ RODEADA DO MUNDO ADULTO E DA REALIDADE EXTERIOR.