BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO QUANDO O ASSUNTO É BRINCAR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68128 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 973 "inscrito_id" => 4867 "titulo" => "BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO QUANDO O ASSUNTO É BRINCAR" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA BUSCOU PRODUZIR REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO QUANDO O ASSUNTO É BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A BRINCADEIRA É UMA IMITAÇÃO DA REALIDADE, PORTANTO, PODE VIR A REFLETIR UMA ORGANIZAÇÃO DE PAPÉIS MARCADA NA SOCIEDADE. EM SE TRATANDO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS, AS MULHERES SÃO EDUCADAS PARA A MATERNIDADE, DOÇURA, CUIDADO E EDUCAÇÃO. E QUANTO AOS HOMENS, SÃO EDUCADOS PARA A FORÇA, VIRILIDADE E AVENTURA. O GÊNERO ATRAVESSA AS PRÓPRIAS BRINCADEIRAS, E SUA PRESENÇA NA ESCOLA É INEGÁVEL. PORTANTO, AS INDAGAÇÕES FORMULADAS FORAM : QUAL O PAPEL E INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA ESCOLA DIANTE E DURANTE AS BRINCADEIRAS, NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO? QUE CONCEPÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE CIRCULAM E SÃO PRODUZIDAS NOS MOMENTOS QUE ENVOLVEM BRINCADEIRAS DENTRO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL? COMO OS POSICIONAMENTOS TOMADOS RELATIVAMENTE AO QUE É FEMININO E MASCULINO, ATINGE A DISPONIBILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS? PARA SUPORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE O PENSAMENTO WENETZ E PELÚCIO PARA CONCEITO DE GÊNERO, FINCO PARA SOCIALIZAÇÃO DO GENÊRO NA INFÂNCIA E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA, ENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO NA INSTITUIÇÃO, ELUCIDARAM A FALTA DE REFLEXÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES DOS MENINOS E MENINAS DURANTE AS BRINCADEIRAS, HAVENDO UM POSICIONAMENTO PASSIVO E DEIXANDO DE SE TRABALHAR A TEMÁTICA DE GÊNERO EM CENAS POSSÍVEIS. O QUE LEVOU AO PENSAR BARREIRAS EXISTENTES NO TRABALHAR GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS E COMO A DESCONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR É NECESSÁRIO PARA A VIABILIDADE DESSA AÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO, BRINCADEIRAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA7_ID4867_30082020152427.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "PATRICIA RIBEIRO" "autor_email" => "patysiilva_19@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68128 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 973 "inscrito_id" => 4867 "titulo" => "BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO QUANDO O ASSUNTO É BRINCAR" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA BUSCOU PRODUZIR REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO QUANDO O ASSUNTO É BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A BRINCADEIRA É UMA IMITAÇÃO DA REALIDADE, PORTANTO, PODE VIR A REFLETIR UMA ORGANIZAÇÃO DE PAPÉIS MARCADA NA SOCIEDADE. EM SE TRATANDO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS GÊNEROS, AS MULHERES SÃO EDUCADAS PARA A MATERNIDADE, DOÇURA, CUIDADO E EDUCAÇÃO. E QUANTO AOS HOMENS, SÃO EDUCADOS PARA A FORÇA, VIRILIDADE E AVENTURA. O GÊNERO ATRAVESSA AS PRÓPRIAS BRINCADEIRAS, E SUA PRESENÇA NA ESCOLA É INEGÁVEL. PORTANTO, AS INDAGAÇÕES FORMULADAS FORAM : QUAL O PAPEL E INFLUÊNCIA EXERCIDA PELA ESCOLA DIANTE E DURANTE AS BRINCADEIRAS, NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DE GÊNERO? QUE CONCEPÇÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE CIRCULAM E SÃO PRODUZIDAS NOS MOMENTOS QUE ENVOLVEM BRINCADEIRAS DENTRO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL? COMO OS POSICIONAMENTOS TOMADOS RELATIVAMENTE AO QUE É FEMININO E MASCULINO, ATINGE A DISPONIBILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS? PARA SUPORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE O PENSAMENTO WENETZ E PELÚCIO PARA CONCEITO DE GÊNERO, FINCO PARA SOCIALIZAÇÃO DO GENÊRO NA INFÂNCIA E RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA, ENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO NA INSTITUIÇÃO, ELUCIDARAM A FALTA DE REFLEXÃO DAS PROFESSORAS SOBRE A SUA INFLUÊNCIA NAS RELAÇÕES DOS MENINOS E MENINAS DURANTE AS BRINCADEIRAS, HAVENDO UM POSICIONAMENTO PASSIVO E DEIXANDO DE SE TRABALHAR A TEMÁTICA DE GÊNERO EM CENAS POSSÍVEIS. O QUE LEVOU AO PENSAR BARREIRAS EXISTENTES NO TRABALHAR GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS E COMO A DESCONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR É NECESSÁRIO PARA A VIABILIDADE DESSA AÇÃO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO, BRINCADEIRAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA7_ID4867_30082020152427.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "PATRICIA RIBEIRO" "autor_email" => "patysiilva_19@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }