A HUMANIDADE SOBREVIVE, MOLDA-SE E ESCREVE SUA HISTÓRIA ATRAVÉS DOS ACONTECIMENTOS. EM 2020, DE FORMA INESPERADA, A PANDEMIA REFERENTE AO COVID-19 MUDOU RADICALMENTE OS MODOS DE PENSAR, SENTIR E AGIR DA SOCIEDADE. POR CONSEQUÊNCIA, A EDUCAÇÃO ACOMPANHA AS NECESSIDADES SOCIAIS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DIANTE DA TRANSFERÊNCIA DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO. RESSALTANDO A PRÁTICA DE LIDERANÇA PARA GARANTIR O BEM-ESTAR DA EQUIPE E DA CRIAÇÃO DE UM PLANO DE RETENÇÃO DOS ALUNOS EM MEIO À PANDEMIA. A EXPOSIÇÃO DE RECURSOS UTILIZADOS PARA INOVAÇÃO DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FINALIZANDO COM O OLHAR HUMANIZADO PARA O ESTREITAMENTO DOS LAÇOS AFETIVOS DURANTE OS ATENDIMENTOS VIRTUAIS, ÚNICO CANAL DE DIÁLOGO. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO BASEIA-SE NAS ÁREAS DE GESTÃO, DIDÁTICA E AFETIVIDADE. O CONTEXTO REFERE-SE A UMA REDE PARTICULAR DE ENSINO SUPERIOR (UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ) E A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA LOCALIDADE DE RESENDE-RJ.