ACREDITA-SE QUE A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO É UMA FORMA DE INTERAÇÃO QUE DÁ SENTIDO AO PROCESSO EDUCATIVO E É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM, ASSIM DIRECIONANDO A DISCUSSÃO PARA O ASPECTO AFETIVO E SUA RELEVÂNCIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL; ESTE ARTIGO CIENTÍFICO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO TAL AFETIVIDADE CONTRIBUI NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO A PONTO DE GERAR IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, TUDO ISTO ATRAVÉS DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS APOIADOS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA BASEANDO-SE PRINCIPALMENTE NAS TEORIAS SÓCIO-INTERACIONISTAS DE VIGOTSKY (1984) E WALLON (1978), EXPLANOU-SE O CONTEÚDO TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO DEIXANDO EVIDENTE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE, CORRELACIONOU-SE TAL IMPORTÂNCIA COM UMA ANÁLISE DE DOIS CASOS PRÁTICOS, AMBOS COM ALUNOS DE IDADES ENTRE 3 E 6 ANOS EM DUAS ESCOLAS/CRECHES DIFERENTES DO ESTADO DE SÃO PAULO SENDO O SEGUNDO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, DESTA FORMA PODE-SE ENTÃO CONCLUIR QUE A AFETIVIDADE QUE SE MANIFESTA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO CONSTITUI SIM UM ELEMENTO INSEPARÁVEL DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, SURGE ENTÃO COMO UMA PONTE PARA APROXIMAR FATORES QUE SÃO CRUCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, POSSIBILITANDO LAÇOS ENTRE OS PRINCIPAIS ATORES DO MEIO EDUCACIONAL, ONDE OS ALUNOS VÃO SE SENTIR SEGUROS EM TODOS OS MOMENTOS, INCLUSIVE EM QUESTÕES RELACIONADAS COM O ERRO, ONDE ATRAVÉS DELE SE DARÁ A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. COLABORANDO TAMBÉM EM RELAÇÃO COM A ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SEJA NA CRECHE 0-3 ANOS, OU NA PRÉ-ESCOLA 4-5 ANOS, ONDE A AFETIVIDADE GANHA MAIOR DESTAQUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL ALIADA COM OUTROS FATORES PARA MELHOR ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS.