O ENSINO DE MATEMÁTICA, CADA VEZ MAIS, ESTÁ SENDO DISCUTIDO PARA TRANSFORMAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO-APRENDIZAGEM. NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA AULAS CENTRADAS EM APRENDER FÓRMULAS APENAS POR APRENDER, É NECESSÁRIO UM OLHAR VOLTADO PARA UM ENSINO QUE COLOQUE A REALIDADE DO ALUNO EM FOCO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO OBJETIVA DISCORRER SOBRE UM ESTUDO DESENVOLVIDO A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) COMO UM RECURSO POTENCIALIZADOR PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. BUSCANDO DISCUTIR ESSE QUADRO, ELABORAMOS UMA PESQUISA NA ESCOLA BENTO TENÓRIO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO PB PARA COLHER INFORMAÇÕES ACERA DO USO OU NÃO DO LEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. O CORPUS DA NOSSA PESQUISA SÃO AS OBSERVAÇÕES FEITAS NO INTERIOR DO LABORATÓRIO DA ESCOLA E UM QUESTIONÁRIO APLICADO AO ANTECESSOR PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA INSTITUIÇÃO, TAIS QUESTIONAMENTOS BUSCARAM COLHER INFORMAÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO LEM E SEU USO NAS AULAS. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZAMOS OS CONHECIMENTOS DE LORENZATO (2006, 2010), VARIZO ET AL (2011), SILVA (2012), ENTRE OUTROS. ENCONTRAMOS NA PESQUISA ALGUNS PONTOS RELEVANTES PARA IMPLANTAÇÃO DO LEM NAS ESCOLAS, ENTRE ELES ESTÃO: A VIABILIDADE DE INSTALAÇÃO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, AMBOS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA FORNECER UMA APRENDIZAGEM, DE FATO, SIGNIFICATIVA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA.