ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO GERAL INVESTIGAR SE A APROPRIAÇÃO DO TERMO “APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA” EM TRABALHOS CIENTÍFICOS DIVULGADOS EM EVENTOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E/OU ENSINO DE MATEMÁTICA, NOS ÚLTIMOS ANOS, CONVERGE PARA O TRATO PROPOSTO POR DAVID AUSUBEL A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (TAS). ASSIM, POR SE TRATAR DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL, DEFINIU-SE A CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA COMO FERRAMENTA ADEQUADA PARA A ANÁLISE, A QUAL FORNECE O ALICERCE NECESSÁRIO PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA TEORIA A PARTIR DOS DADOS. DESSA FORMA, O TRABALHO FOI ESTRUTURADO EM CINCO ETAPAS QUE VISAVAM A SELEÇÃO E ANÁLISE DE ARTIGOS DE SEIS EVENTOS CIENTÍFICOS DAS ÁREAS ESCOLHIDAS CUJOS ANAIS ESTAVAM DISPONÍVEIS EM PLATAFORMAS ELETRÔNICAS (CONEDU, EMAP, ENEM, EPBEM, EPEM E SIPEMAT). NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, APESAR DE POUCOS TRABALHOS APROFUNDAREM-SE NAS IDEIAS DE AUSUBEL (ALÉM DE KOVAK E MOREIRA) EM SEU DESENVOLVIMENTO, EXPLORANDO-AS E UTILIZANDO-AS PARA SUA ANÁLISE, PERCEBEMOS QUE A QUALIDADE É ACENTUADA E NECESSITA SER EVIDENCIADA PELA CONDUÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.