BUSCANDO DISCUTIR SOBRE COMO ? VISTO NOS DIAS ATUAIS O PROCESSO DE LETRAMENTO DENTRO DO ?MBITO ESCOLAR E AS DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZA??O E LETRAMENTO DA L?NGUA PORTUGUESA NO BRASIL E DE QUE MANEIRA O ATO DA LEITURA ? PERCEBIDO COMO UM PROCESSO OBRIGAT?RIO, DIF?CIL, E MUITAS VEZES CANSATIVO SEGUNDO A PERSPECTIVA DA CRIAN?A E DE SEUS RESPONS?VEIS INCORPORADO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O PRESENTE ARTIGO FAZ USO DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA COMO SUPORTE TE?RICO PARA A REFLEX?O E DI?LOGO COM A ATUAL BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC DE 2019 E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICA??O E INFORMA??O (TIC), TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL TRAZER UM NOVO OLHAR SOBRE A DISCUSS?O DENTRO DO PROCESSO DA LEITURA NAS SALAS DE AULA DA EDUCA??O B?SICA EM UMA CONCEP??O FACILITADORA, APRESENTANDO ALGUNS CAMINHOS PARA A REALIZA??O DE TAIS PROCESSOS. ESTE ARTIGO APRESENTA ENT?O, A IMPORT?NCIA DO OLHAR DOCENTE E DE ALGUNS PENSADORES SEGUNDO AS DIFERENTES FORMAS E M?TODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO E DE SUAS CONSTRU??ES DE SENTINDO E SIGNIFICADOS PARA O SISTEMA DE ESCRITA DA L?NGUA BRASILEIRA, RESSALTANDO AS M?DIAS DIGITAIS COMO INFLU?NCIA FACILITADORA NO PROCESSO DE APROPRIA??O E COMPREENS?O DA L?NGUA NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR E NA RELA??O ESTUDANTE-PROFESSOR SEGUNDO SEUS DESENVOLVIMENTOS SOCIAIS E PERANTE AS DIVERSAS VIS?ES CULTURAIS E DE MUNDO DE FORMA A INCLUIR A CRIAN?A NO MEIO AO QUAL EST? INSERIDO PELO PROCESSO DE LETRAMENTO E ATRAV?S DAS TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O E DAS M?DIAS DIGITAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL.