Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, ENSINO DE LITERATURAS, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE DIALÓGICA, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68801
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2107
    "inscrito_id" => 886
    "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "SUBSCREVE-SE ESSE ARTIGO COM O OBJETIVO DE DIVULGAR A PESQUISA REALIZADA, CUJO INTUITO É CONTRIBUIR COM AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS NO SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE, NO QUE TANGE À LEITURA LITERÁRIA. SENDO ASSIM, TRAÇA-SE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE OBSERVAR E INVESTIGAR A PARTE DE LITERATURA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE UM LIVRO DIDÁTICO REFERENTE AO ENSINO MÉDIO, INTITULADO PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD). PARA TANTO, EMBASAMO-NOS EM CONCEITOS IMPORTANTES PARA O CÍRCULO DE BAKHTIN COMO DIALOGISMO E RESPONSIVIDADE (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) E, TAMBÉM, EM PESQUISAS RELEVANTES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS, TAIS COMO COSSON (2006) E REZENDE (2013). OS RESULTADOS EVIDENCIAM PRÁTICAS DIALÓGICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM COEXISTÊNCIA COM VISÕES MAIS TRADICIONAIS DO ENSINO DE LITERATURAS. DESTACA-SE, SOBRETUDO, A AUSÊNCIA DE UMA ABORDAGEM REFERENTE À DIMENSÃO ESTÉTICA, TENDO EM VISTA QUE OS EXERCÍCIOS PARECEM NÃO EVIDENCIAR OS PROCESSOS DE COMPENETRAÇÃO, AVANÇANDO MUITO TIMIDAMENTE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO LITERÁRIO COM PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, ENSINO DE LITERATURAS, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE DIALÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID886_28092020115230.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAXWELL SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAX"
    "autor_email" => "maxwellvalente21@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68801
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2107
    "inscrito_id" => 886
    "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "SUBSCREVE-SE ESSE ARTIGO COM O OBJETIVO DE DIVULGAR A PESQUISA REALIZADA, CUJO INTUITO É CONTRIBUIR COM AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS NO SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE, NO QUE TANGE À LEITURA LITERÁRIA. SENDO ASSIM, TRAÇA-SE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE OBSERVAR E INVESTIGAR A PARTE DE LITERATURA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE UM LIVRO DIDÁTICO REFERENTE AO ENSINO MÉDIO, INTITULADO PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD). PARA TANTO, EMBASAMO-NOS EM CONCEITOS IMPORTANTES PARA O CÍRCULO DE BAKHTIN COMO DIALOGISMO E RESPONSIVIDADE (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) E, TAMBÉM, EM PESQUISAS RELEVANTES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS, TAIS COMO COSSON (2006) E REZENDE (2013). OS RESULTADOS EVIDENCIAM PRÁTICAS DIALÓGICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM COEXISTÊNCIA COM VISÕES MAIS TRADICIONAIS DO ENSINO DE LITERATURAS. DESTACA-SE, SOBRETUDO, A AUSÊNCIA DE UMA ABORDAGEM REFERENTE À DIMENSÃO ESTÉTICA, TENDO EM VISTA QUE OS EXERCÍCIOS PARECEM NÃO EVIDENCIAR OS PROCESSOS DE COMPENETRAÇÃO, AVANÇANDO MUITO TIMIDAMENTE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO LITERÁRIO COM PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, ENSINO DE LITERATURAS, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE DIALÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID886_28092020115230.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAXWELL SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAX"
    "autor_email" => "maxwellvalente21@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

SUBSCREVE-SE ESSE ARTIGO COM O OBJETIVO DE DIVULGAR A PESQUISA REALIZADA, CUJO INTUITO É CONTRIBUIR COM AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS NO SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE, NO QUE TANGE À LEITURA LITERÁRIA. SENDO ASSIM, TRAÇA-SE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE OBSERVAR E INVESTIGAR A PARTE DE LITERATURA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE UM LIVRO DIDÁTICO REFERENTE AO ENSINO MÉDIO, INTITULADO PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD). PARA TANTO, EMBASAMO-NOS EM CONCEITOS IMPORTANTES PARA O CÍRCULO DE BAKHTIN COMO DIALOGISMO E RESPONSIVIDADE (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) E, TAMBÉM, EM PESQUISAS RELEVANTES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS, TAIS COMO COSSON (2006) E REZENDE (2013). OS RESULTADOS EVIDENCIAM PRÁTICAS DIALÓGICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM COEXISTÊNCIA COM VISÕES MAIS TRADICIONAIS DO ENSINO DE LITERATURAS. DESTACA-SE, SOBRETUDO, A AUSÊNCIA DE UMA ABORDAGEM REFERENTE À DIMENSÃO ESTÉTICA, TENDO EM VISTA QUE OS EXERCÍCIOS PARECEM NÃO EVIDENCIAR OS PROCESSOS DE COMPENETRAÇÃO, AVANÇANDO MUITO TIMIDAMENTE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO LITERÁRIO COM PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.