A ETNIA TREMEMB? VEM PARTICIPANDO DAS AVALIA??ES EXTERNAS EM LARGA ESCALA NO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIA??O B?SICA DO CEAR? (SPAECE) NAS DISCIPLINAS DE MATEM?TICA E L?NGUA PORTUGUESA. ESSA POPULA??O ENCONTRA-SE LOCALIZADA NOS MUNIC?PIOS DE ITAPIPOCA, ITAREMA E ACARA?. OS IND?GENAS GANHAM VISIBILIDADE, ATRAV?S DE FORMA??O INICIAL E CONTINUADA, GESTORES E DOCENTES ?NDIOS DESPERTAM PARA A IMPORT?NCIA DE AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS FORMAIS. O ESTUDO FOI DIRECIONADO PARA OS DIRETORES E PROFESSORES IND?GENAS TREMEMB?, COM FOCO NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO B?SICO NA AVALIA??O DO SPAECE MATEM?TICA NO PER?ODO DE 2008 A 2017. APORTOU-SE NAS COMPET?NCIAS E HABILIDADES CONQUISTADAS PELOS DISCENTES DO ENSINO B?SICO FUNDAMENTADA NA MATRIZ DE REFER?NCIA DE MATEM?TICA. NESSE SENTIDO, OS QUESTION?RIOS E DOCUMENTOS OFICIAIS FORAM IMPRESCIND?VEIS PARA CONSTATAR A PROFICI?NCIA NA CI?NCIA DESSA ?REA. NO CONFRONTO DOS DADOS NACIONAL, ESTADUAL, MUNICIPAL E LOCAL COMPROVOU-SE O NIVELAMENTO DE APRENDIZAGEM COM OS PAR?METROS ESTABELECIDOS E FUNDAMENTADOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS. ESSA ETNIA EMERGE DE UMA SITUA??O COADJUVANTE E ASSUME O PAPEL DE PROTAGONISTA DA SUA HIST?RIA EDUCACIONAL.