NA ATUALIDADE HÁ PREOCUPAÇÃO COM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ASSIM DESTACA-SE QUE A BRINCADEIRA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E AFETIVO DA CRIANÇA. NESTE SENTIDO ESTE ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOCENTES EM TORNO DAS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM PORTO VELHO, RONDÔNIA. O ESTUDO IDENTIFICOU AS DIRETRIZES QUE NORTEIAM A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; VERIFICOU COMO O BRINCAR VEM SENDO RECONHECIDO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A METODOLOGIA APLICADA FOI DO TIPO DESCRITIVO, BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI POR MEIO DE QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM PERGUNTAS ABERTAS PELA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, APLICADO PARA QUATRO DOCENTES ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. OS DADOS REVELAM A IMPORTÂNCIA DO ATO DE BRINCAR NESSA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA TENDO COMO EIXO NORTEADOR A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. VERIFICAMOS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DAS PROFESSORAS, QUE O BRINCAR FAZ PARTE DAS SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS. NESSE SENTINDO OBSERVAMOS QUE AS DOCENTES ESTÃO ALINHADAS SOBRE A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, BEM COMO COMPREENDEM QUE É NESTE PERÍODO QUE AS CRIANÇAS ENCONTRAM-SE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ASSIM AS BRINCADEIRAS CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, PSICOMOTOR E SOCIAL.