O REFERIDO ESTUDO, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E CUNHO QUALITATIVO, FOI BASEADO NA ANÁLISE DE UM
QUESTIONÁRIO ONLINE RESPONDIDO POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM OBJETIVO DE AVERIGUAR SE
ELES CONSIDERAM IMPORTANTE O INCENTIVO E USO DE PESQUISAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, OBSERVANDO QUESTÕES
COMO CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES DA MESMA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, APESAR DAS DIFICULDADES
RELATADAS, FICOU CLARO E PERCEPTÍVEL, NUM PRIMEIRO MOMENTO, QUE TODOS ACREDITAM E CONFIRMAM QUE A
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM PESQUISA E OBSERVAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS
POR UNIR TEORIA COM A PRÁTICA, E QUE OS ALUNOS RESPONDEM, EM SUA MAIORIA, COM PARTICIPAÇÃO E INTERESSE
NAS ATIVIDADES, ALÉM DE MOTIVAR E DESPERTAR O ESPÍRITO CURIOSO E CRIATIVO, FUNDAMENTAL PARA A VERDADEIRA
APRENDIZAGEM E INTERNALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS.