Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, PESQUISA, ENSINO FUNDAMENTAL, , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O REFERIDO ESTUDO, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E CUNHO QUALITATIVO, FOI BASEADO NA ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE RESPONDIDO POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM OBJETIVO DE AVERIGUAR SE ELES CONSIDERAM IMPORTANTE O INCENTIVO E USO DE PESQUISAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, OBSERVANDO QUESTÕES COMO CONTRIBUIÇÕES E DIFICULDADES DA MESMA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE, APESAR DAS DIFICULDADES RELATADAS, FICOU CLARO E PERCEPTÍVEL, NUM PRIMEIRO MOMENTO, QUE TODOS ACREDITAM E CONFIRMAM QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM PESQUISA E OBSERVAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS POR UNIR TEORIA COM A PRÁTICA, E QUE OS ALUNOS RESPONDEM, EM SUA MAIORIA, COM PARTICIPAÇÃO E INTERESSE NAS ATIVIDADES, ALÉM DE MOTIVAR E DESPERTAR O ESPÍRITO CURIOSO E CRIATIVO, FUNDAMENTAL PARA A VERDADEIRA APRENDIZAGEM E INTERNALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.