A REFERIDA INVESTIGAÇÃO TEVE POR FOCO DE ESTUDO E PESQUISA AS PRÁTICAS CURRICULARES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM AS TRÊS FACETAS DE INSERÇÃO NO MUNDO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A FACETA LINGUÍSTICA; A FACETA INTERATIVA; E A FACETA SOCIOCULTURAL (SOARES, 2015). A INVESTIGAÇÃO RECONHECE QUE O PROFESSOR-ALFABETIZADOR (SANTOS ET AL, 2018), NO USO DA SUA AUTONOMIA PEDAGÓGICA, PODE ASSUMIR O PAPEL DE DECISOR CURRICULAR EM SUAS ESCOLHAS DIDÁTICAS (LEITE, 2003; LEITE; FERNANDES 2010). NA SUA ORGANIZAÇÃO, A INVESTIGAÇÃO ORIENTOU-SE PELA PROBLEMATIZAÇÃO: QUAIS RELAÇÕES EXISTEM ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES DE LEITURA E ESCRITA MAIS USADAS POR PROFESSORES-ALFABETIZADORES E AS MÚLTIPLAS FACETAS DE INSERÇÃO NO MUNDO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO? A INVESTIGAÇÃO BASEOU-SE NOS POSTULADOS DOS AUTORES QUE ABORDAM O TEMA (LEITE, 2003; LEITE; FERNANDES 2010); (MORTATTI, 2000; SOARES, 2003; 2009; 2016);(SOARES, 2004; 2015); (CHARTEIR, 2007; 2016; COLOME; CAMPS, 2002; FERREIRO, 2015; MORAIS, 2013). A INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA (YIN, 2016), DO TIPO ESTUDO DE CASO (YIN, 2015), DEFINIU POR LOCUS DE PESQUISA UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-ALAGOAS. NA OCASIÃO, INVESTIGOU AS PRÁTICAS CURRICULARES DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA, EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROFESSORA-ALFABETIZADORA, PREDOMINANTEMENTE, MEDIA A SUA PRÁTICA, TENDO POR BASE A FACETA LINGUÍSTICA DA ALFABETIZAÇÃO. REVELANDO, EM ALGUNS MOMENTOS, UMA HIBRIDAÇÃO NAS PRÁTICAS CURRICULARES, ENTRE O USO DE DUAS FACETAS: A LINGUÍSTICA E A INTERATIVA.