LEITURA E ESCRITA: MAPEANDO TIPOLOGIAS DE PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68799 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2103 "inscrito_id" => 3030 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: MAPEANDO TIPOLOGIAS DE PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A REFERIDA INVESTIGAÇÃO TEVE POR FOCO DE ESTUDO E PESQUISA AS PRÁTICAS CURRICULARES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM AS TRÊS FACETAS DE INSERÇÃO NO MUNDO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A FACETA LINGUÍSTICA; A FACETA INTERATIVA; E A FACETA SOCIOCULTURAL (SOARES, 2015). A INVESTIGAÇÃO RECONHECE QUE O PROFESSOR-ALFABETIZADOR (SANTOS ET AL, 2018), NO USO DA SUA AUTONOMIA PEDAGÓGICA, PODE ASSUMIR O PAPEL DE DECISOR CURRICULAR EM SUAS ESCOLHAS DIDÁTICAS (LEITE, 2003; LEITE; FERNANDES 2010). NA SUA ORGANIZAÇÃO, A INVESTIGAÇÃO ORIENTOU-SE PELA PROBLEMATIZAÇÃO: QUAIS RELAÇÕES EXISTEM ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES DE LEITURA E ESCRITA MAIS USADAS POR PROFESSORES-ALFABETIZADORES E AS MÚLTIPLAS FACETAS DE INSERÇÃO NO MUNDO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO? A INVESTIGAÇÃO BASEOU-SE NOS POSTULADOS DOS AUTORES QUE ABORDAM O TEMA (LEITE, 2003; LEITE; FERNANDES 2010); (MORTATTI, 2000; SOARES, 2003; 2009; 2016);(SOARES, 2004; 2015); (CHARTEIR, 2007; 2016; COLOME; CAMPS, 2002; FERREIRO, 2015; MORAIS, 2013). A INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA (YIN, 2016), DO TIPO ESTUDO DE CASO (YIN, 2015), DEFINIU POR LOCUS DE PESQUISA UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-ALAGOAS. NA OCASIÃO, INVESTIGOU AS PRÁTICAS CURRICULARES DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA, EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROFESSORA-ALFABETIZADORA, PREDOMINANTEMENTE, MEDIA A SUA PRÁTICA, TENDO POR BASE A FACETA LINGUÍSTICA DA ALFABETIZAÇÃO. REVELANDO, EM ALGUNS MOMENTOS, UMA HIBRIDAÇÃO NAS PRÁTICAS CURRICULARES, ENTRE O USO DE DUAS FACETAS: A LINGUÍSTICA E A INTERATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, PRÁTICAS CURRICULARES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3030_28092020100345.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA LOYSE DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "AMANDA LOYSE" "autor_email" => "amanda.alves@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68799 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2103 "inscrito_id" => 3030 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA: MAPEANDO TIPOLOGIAS DE PRÁTICAS CURRICULARES DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A REFERIDA INVESTIGAÇÃO TEVE POR FOCO DE ESTUDO E PESQUISA AS PRÁTICAS CURRICULARES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS RELAÇÕES COM AS TRÊS FACETAS DE INSERÇÃO NO MUNDO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: A FACETA LINGUÍSTICA; A FACETA INTERATIVA; E A FACETA SOCIOCULTURAL (SOARES, 2015). A INVESTIGAÇÃO RECONHECE QUE O PROFESSOR-ALFABETIZADOR (SANTOS ET AL, 2018), NO USO DA SUA AUTONOMIA PEDAGÓGICA, PODE ASSUMIR O PAPEL DE DECISOR CURRICULAR EM SUAS ESCOLHAS DIDÁTICAS (LEITE, 2003; LEITE; FERNANDES 2010). NA SUA ORGANIZAÇÃO, A INVESTIGAÇÃO ORIENTOU-SE PELA PROBLEMATIZAÇÃO: QUAIS RELAÇÕES EXISTEM ENTRE AS PRÁTICAS CURRICULARES DE LEITURA E ESCRITA MAIS USADAS POR PROFESSORES-ALFABETIZADORES E AS MÚLTIPLAS FACETAS DE INSERÇÃO NO MUNDO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO? A INVESTIGAÇÃO BASEOU-SE NOS POSTULADOS DOS AUTORES QUE ABORDAM O TEMA (LEITE, 2003; LEITE; FERNANDES 2010); (MORTATTI, 2000; SOARES, 2003; 2009; 2016);(SOARES, 2004; 2015); (CHARTEIR, 2007; 2016; COLOME; CAMPS, 2002; FERREIRO, 2015; MORAIS, 2013). A INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA (YIN, 2016), DO TIPO ESTUDO DE CASO (YIN, 2015), DEFINIU POR LOCUS DE PESQUISA UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ-ALAGOAS. NA OCASIÃO, INVESTIGOU AS PRÁTICAS CURRICULARES DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA, EM UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A PROFESSORA-ALFABETIZADORA, PREDOMINANTEMENTE, MEDIA A SUA PRÁTICA, TENDO POR BASE A FACETA LINGUÍSTICA DA ALFABETIZAÇÃO. REVELANDO, EM ALGUNS MOMENTOS, UMA HIBRIDAÇÃO NAS PRÁTICAS CURRICULARES, ENTRE O USO DE DUAS FACETAS: A LINGUÍSTICA E A INTERATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, PRÁTICAS CURRICULARES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID3030_28092020100345.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA LOYSE DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "AMANDA LOYSE" "autor_email" => "amanda.alves@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }