Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL OFERTADA NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES

Palavra-chaves: ESTUDANTES, FORMAÇÃO INICIAL, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68657
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 741
    "inscrito_id" => 5487
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO INICIAL OFERTADA NO CURSO DE PEDAGOGIA: O\r\n
      \r\n
      QUE DIZEM OS ESTUDANTES
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR O QUE DIZEM OS ESTUDANTES SOBRE DESAFIOS EMERGENTES\r\n
      DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO INICIAL OFERTADA NO CURSO DE PEDAGOGIA.\r\n
      ADOTAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORMAÇÃO INICIAL (MORGADO, 2007), (SOUZA, 2006), (FREIRE,\r\n
      2002) E CURSO DE PEDAGOGIA (LIBÂNEO, 2002) (GADOTTI,1992) A PESQUISA APOIOU-SE NA ABORDAGEM\r\n
      QUALITATIVA. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PESQUISADAS FORAM: UNIVERSIDADE FEDERAL DE\r\n
      PERNAMBUCO (UFPE), UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) E FACULDADE FRASSINETTI DO\r\n
      RECIFE (FAFIRE). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM TRÊS ETAPAS: NA 1A, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM\r\n
      24 ESTUDANTES DOS ÚLTIMOS PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, DAS TRÊS IES; NA 2A, ANÁLISE DESCRITIVA DOS\r\n
      PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS TRÊS IES; E POR ÚLTIMO, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS ONLINE, COM 06 ESTUDANTES\r\n
      DAS REFERIDAS IES. OS DADOS FORAM ANALISADOS PARTINDO DE CATEGORIAS ANALÍTICAS, SEGUNDO BARDIN, 2001.\r\n
      OS RESULTADOS REVELAM QUE APESAR DA FORMAÇÃO OFERECIDA EM SALA DE AULA SER FUNDAMENTAL, SÓ ELA NÃO É\r\n
      SUFICIENTE PARA PREPARAR OS ESTUDANTES PARA O PLENO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO\r\n
      DO PROJETO PEDAGÓGICO SE DÁ NO COLETIVO DAS INSTITUIÇÕES A PARTIR DE UM REFERENCIAL EPISTEMOLÓGICO QUE\r\n
      EMBASA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS LEGAIS E A PLURALIDADE DA EDUCAÇÃO NA\r\n
      SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO. OS ACHADOS APONTAM AINDA, QUE AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO\r\n
      SÃO AMPLAS E SÓ SERÃO CONTEMPLADOS NO MERCADO DE TRABALHO AQUELES QUE PROCURAREM UMA FORMAÇÃO\r\n
      CONTINUADA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTUDANTES, FORMAÇÃO INICIAL, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5487_25082020203808.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA COSME RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA COSME"
    "autor_email" => "mcr.cosme@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68657
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 741
    "inscrito_id" => 5487
    "titulo" => """
      FORMAÇÃO INICIAL OFERTADA NO CURSO DE PEDAGOGIA: O\r\n
      \r\n
      QUE DIZEM OS ESTUDANTES
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR O QUE DIZEM OS ESTUDANTES SOBRE DESAFIOS EMERGENTES\r\n
      DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO INICIAL OFERTADA NO CURSO DE PEDAGOGIA.\r\n
      ADOTAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORMAÇÃO INICIAL (MORGADO, 2007), (SOUZA, 2006), (FREIRE,\r\n
      2002) E CURSO DE PEDAGOGIA (LIBÂNEO, 2002) (GADOTTI,1992) A PESQUISA APOIOU-SE NA ABORDAGEM\r\n
      QUALITATIVA. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PESQUISADAS FORAM: UNIVERSIDADE FEDERAL DE\r\n
      PERNAMBUCO (UFPE), UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) E FACULDADE FRASSINETTI DO\r\n
      RECIFE (FAFIRE). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM TRÊS ETAPAS: NA 1A, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM\r\n
      24 ESTUDANTES DOS ÚLTIMOS PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, DAS TRÊS IES; NA 2A, ANÁLISE DESCRITIVA DOS\r\n
      PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS TRÊS IES; E POR ÚLTIMO, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS ONLINE, COM 06 ESTUDANTES\r\n
      DAS REFERIDAS IES. OS DADOS FORAM ANALISADOS PARTINDO DE CATEGORIAS ANALÍTICAS, SEGUNDO BARDIN, 2001.\r\n
      OS RESULTADOS REVELAM QUE APESAR DA FORMAÇÃO OFERECIDA EM SALA DE AULA SER FUNDAMENTAL, SÓ ELA NÃO É\r\n
      SUFICIENTE PARA PREPARAR OS ESTUDANTES PARA O PLENO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO\r\n
      DO PROJETO PEDAGÓGICO SE DÁ NO COLETIVO DAS INSTITUIÇÕES A PARTIR DE UM REFERENCIAL EPISTEMOLÓGICO QUE\r\n
      EMBASA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS LEGAIS E A PLURALIDADE DA EDUCAÇÃO NA\r\n
      SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO. OS ACHADOS APONTAM AINDA, QUE AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO\r\n
      SÃO AMPLAS E SÓ SERÃO CONTEMPLADOS NO MERCADO DE TRABALHO AQUELES QUE PROCURAREM UMA FORMAÇÃO\r\n
      CONTINUADA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTUDANTES, FORMAÇÃO INICIAL, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5487_25082020203808.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA COSME RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA COSME"
    "autor_email" => "mcr.cosme@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR O QUE DIZEM OS ESTUDANTES SOBRE DESAFIOS EMERGENTES DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO INICIAL OFERTADA NO CURSO DE PEDAGOGIA. ADOTAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORMAÇÃO INICIAL (MORGADO, 2007), (SOUZA, 2006), (FREIRE, 2002) E CURSO DE PEDAGOGIA (LIBÂNEO, 2002) (GADOTTI,1992) A PESQUISA APOIOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PESQUISADAS FORAM: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) E FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM TRÊS ETAPAS: NA 1A, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM 24 ESTUDANTES DOS ÚLTIMOS PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, DAS TRÊS IES; NA 2A, ANÁLISE DESCRITIVA DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS TRÊS IES; E POR ÚLTIMO, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS ONLINE, COM 06 ESTUDANTES DAS REFERIDAS IES. OS DADOS FORAM ANALISADOS PARTINDO DE CATEGORIAS ANALÍTICAS, SEGUNDO BARDIN, 2001. OS RESULTADOS REVELAM QUE APESAR DA FORMAÇÃO OFERECIDA EM SALA DE AULA SER FUNDAMENTAL, SÓ ELA NÃO É SUFICIENTE PARA PREPARAR OS ESTUDANTES PARA O PLENO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO SE DÁ NO COLETIVO DAS INSTITUIÇÕES A PARTIR DE UM REFERENCIAL EPISTEMOLÓGICO QUE EMBASA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS LEGAIS E A PLURALIDADE DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO. OS ACHADOS APONTAM AINDA, QUE AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO SÃO AMPLAS E SÓ SERÃO CONTEMPLADOS NO MERCADO DE TRABALHO AQUELES QUE PROCURAREM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.