O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR O QUE DIZEM OS ESTUDANTES SOBRE DESAFIOS EMERGENTES
DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO INICIAL OFERTADA NO CURSO DE PEDAGOGIA.
ADOTAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO FORMAÇÃO INICIAL (MORGADO, 2007), (SOUZA, 2006), (FREIRE,
2002) E CURSO DE PEDAGOGIA (LIBÂNEO, 2002) (GADOTTI,1992) A PESQUISA APOIOU-SE NA ABORDAGEM
QUALITATIVA. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PESQUISADAS FORAM: UNIVERSIDADE FEDERAL DE
PERNAMBUCO (UFPE), UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) E FACULDADE FRASSINETTI DO
RECIFE (FAFIRE). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM TRÊS ETAPAS: NA 1A, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM
24 ESTUDANTES DOS ÚLTIMOS PERÍODOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, DAS TRÊS IES; NA 2A, ANÁLISE DESCRITIVA DOS
PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS TRÊS IES; E POR ÚLTIMO, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS ONLINE, COM 06 ESTUDANTES
DAS REFERIDAS IES. OS DADOS FORAM ANALISADOS PARTINDO DE CATEGORIAS ANALÍTICAS, SEGUNDO BARDIN, 2001.
OS RESULTADOS REVELAM QUE APESAR DA FORMAÇÃO OFERECIDA EM SALA DE AULA SER FUNDAMENTAL, SÓ ELA NÃO É
SUFICIENTE PARA PREPARAR OS ESTUDANTES PARA O PLENO EXERCÍCIO DE SUA PROFISSÃO. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
DO PROJETO PEDAGÓGICO SE DÁ NO COLETIVO DAS INSTITUIÇÕES A PARTIR DE UM REFERENCIAL EPISTEMOLÓGICO QUE
EMBASA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM ACORDO COM AS EXIGÊNCIAS LEGAIS E A PLURALIDADE DA EDUCAÇÃO NA
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO. OS ACHADOS APONTAM AINDA, QUE AS ATRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO
SÃO AMPLAS E SÓ SERÃO CONTEMPLADOS NO MERCADO DE TRABALHO AQUELES QUE PROCURAREM UMA FORMAÇÃO
CONTINUADA.