O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO DESCREVER A SEQU?NCIA DID?TICA, DE UMA INTERVEN??O ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II FAZENDO USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES, DENTRO DAS AULAS DE CI?NCIAS SENDO TRABALHADA ESPECIFICAMENTE A CLASSE DAS AVES. A PESQUISA SE CLASSIFICA COMO QUALITATIVA USANDO COMO INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS A OBSERVA??O PARTICIPANTE. A TURMA ESCOLHIDA FOI O S?TIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, ONDE FORAM MINISTRADAS QUATRO AULAS, SENDO TR?S TE?RICAS E UMA RESERVADA PARA APLICA??O DO JOGO, HAJA VISTO QUE O USO DESSE TIPO DE RECURSO CONTRIBU? DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O JOGO ?APRENDENDO SOBRE AS AVES? TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A IDENTIFICA??O PELOS ALUNOS DAS DIFERENTES ADAPTA??ES DOS P?S E BICOS DAS AVES, RELACIONANDO-AS COM O SEU ALIMENTO E HABITAT. COM A UTILIZA??O DESSE RECURSO FOI PERCEPT?VEL A INTEGRA??O E TRABALHO EM EQUIPE DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS, SE MOSTRANDO UMA FERRAMENTA PODEROSA NO AUXILIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, O TRABALHO VEM MOSTRAR QUE N?O SOMENTE DENTRO DA ZOOLOGIA (OU CI?NCIAS E BIOLOGIA) O USO DE JOGOS DEVE SER INCENTIVADO PARA UMA MELHOR ASSIMILA??O DE CONTE?DOS.