Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLETINDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

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      ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. APESAR DE LEGALMENTE SE ASSEGURAR\r\n
      UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA “TODOS”, INCLUINDO O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, A REALIDADE\r\n
      EDUCACIONAL, APRESENTA-SE FRAGMENTADA DADA A INSUFICIÊNCIA DA FORMAÇÃO OFERECIDA COMO SUBSÍDIO À\r\n
      ATUAÇÃO DOCENTE, ENTRE OUTRAS VARIÁVEIS, COM VISTAS À PROMOÇÃO DE AÇÕES GARANTIDORAS DE UM ENSINO\r\n
      EQUITATIVO E DE QUALIDADE. LEVANTA-SE ASSIM, COMO QUESTÃO CENTRAL: QUAIS AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DAS\r\n
      POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA RELAÇÃO COM A REALIDADE VIVENCIADA POR DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO\r\n
      AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL? O PERCURSO METODOLÓGICO COMPORTOU PESQUISA\r\n
      BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COMPLEMENTADA PELA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE EM UM ESTUDO DE CASO.\r\n
      OS SUJEITOS, PROFESSORES ATUANTES EM CLASSE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, AO MESMO TEMPO, PRESTADORES DE\r\n
      ATENDIMENTO A UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL (PC), DO SEGUNDO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA\r\n
      ESTADUAL, DE UM MUNICÍPIO DA BAIXADA SANTISTA, SP, FORAM OS PARTICIPANTES DAS ENTREVISTAS. O ESTUDO\r\n
      FUNDAMENTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE MAZZOTTA; MANTOAN; PIMENTA; CARVALHO; NÓVOA, ENTRE OUTROS. OS\r\n
      DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS DE ANÁLISE. ENTRE OS ACHADOS, OS PROFESSORES NÃO SE CONSIDERAM\r\n
      DEVIDAMENTE PREPARADOS PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS,\r\n
      TANTO NO ASPECTO FORMATIVO QUANTO PELO RESTRITO SUPORTE PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO AO PROCESSO ENSINO\r\n
      APRENDIZAGEM; ASSINALAM TAMBÉM A INSUFICIÊNCIA DE MEDIDAS A GARANTIR, COMO PRECONIZAM AS POLÍTICAS\r\n
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. APESAR DE LEGALMENTE SE ASSEGURAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA “TODOS”, INCLUINDO O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, A REALIDADE EDUCACIONAL, APRESENTA-SE FRAGMENTADA DADA A INSUFICIÊNCIA DA FORMAÇÃO OFERECIDA COMO SUBSÍDIO À ATUAÇÃO DOCENTE, ENTRE OUTRAS VARIÁVEIS, COM VISTAS À PROMOÇÃO DE AÇÕES GARANTIDORAS DE UM ENSINO EQUITATIVO E DE QUALIDADE. LEVANTA-SE ASSIM, COMO QUESTÃO CENTRAL: QUAIS AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA RELAÇÃO COM A REALIDADE VIVENCIADA POR DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL? O PERCURSO METODOLÓGICO COMPORTOU PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COMPLEMENTADA PELA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE EM UM ESTUDO DE CASO. OS SUJEITOS, PROFESSORES ATUANTES EM CLASSE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, AO MESMO TEMPO, PRESTADORES DE ATENDIMENTO A UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL (PC), DO SEGUNDO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, DE UM MUNICÍPIO DA BAIXADA SANTISTA, SP, FORAM OS PARTICIPANTES DAS ENTREVISTAS. O ESTUDO FUNDAMENTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE MAZZOTTA; MANTOAN; PIMENTA; CARVALHO; NÓVOA, ENTRE OUTROS. OS DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS DE ANÁLISE. ENTRE OS ACHADOS, OS PROFESSORES NÃO SE CONSIDERAM DEVIDAMENTE PREPARADOS PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS, TANTO NO ASPECTO FORMATIVO QUANTO PELO RESTRITO SUPORTE PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM; ASSINALAM TAMBÉM A INSUFICIÊNCIA DE MEDIDAS A GARANTIR, COMO PRECONIZAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO DE QUALIDADE E EQUIDADE NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.

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