RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, NESSE CONTEXTO, NESTE
ESTUDO, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO
REPRESENTACIONAL EM ANAIS DE EVENTOS INTERNACIONAIS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O REFERENCIAL
TEÓRICO É A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CARÁTER
EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, COMUMENTE DENOMINADO “ESTADO DA ARTE” OU “ESTADO DO
CONHECIMENTO”. A PESQUISA FOI REALIZADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANAIS DE DOIS EVENTOS: JORNADA
INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (JIRS) E A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS (CIRS). A BUSCA PELOS ANAIS DOS EVENTOS FOI REALIZADA A PARTIR DA INTERNET. PARA A ANÁLISE,
REALIZAMOS A LEITURA DOS TRABALHOS E CONSTRUÍMOS RESUMOS, CONTEMPLANDO OBJETIVO, REFERENCIAL
TEÓRICO, METODOLOGIA E RESULTADOS DE CADA TRABALHO. LOCALIZAMOS APENAS TRÊS TRABALHOS QUE TÊM O
ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. NA IX JIRS, ENCONTRAMOS O TRABALHO DE VELLOSO E
LUZ (2015); JÁ NA 12° EDIÇÃO DA CIRS, ENCONTRAMOS OS TRABALHOS DE DIAS (2014) E SANTANA E
NOVAES (2014). OS RESULTADOS REAFIRMAM O ACHADO DA PESQUISA ANTERIOR: SÃO POUCOS OS TRABALHOS
QUE TÊM O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. ESTA PESQUISA TRAZ CONTRIBUIÇÕES
SIGNIFICATIVAS PARA O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.