Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 190
ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOCIALIZADA EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, ESTADO DA ARTE, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS., , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, NESSE CONTEXTO, NESTE ESTUDO, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL EM ANAIS DE EVENTOS INTERNACIONAIS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O REFERENCIAL TEÓRICO É A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, COMUMENTE DENOMINADO “ESTADO DA ARTE” OU “ESTADO DO CONHECIMENTO”. A PESQUISA FOI REALIZADA NOS ÚLTIMOS CINCO ANAIS DE DOIS EVENTOS: JORNADA INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (JIRS) E A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (CIRS). A BUSCA PELOS ANAIS DOS EVENTOS FOI REALIZADA A PARTIR DA INTERNET. PARA A ANÁLISE, REALIZAMOS A LEITURA DOS TRABALHOS E CONSTRUÍMOS RESUMOS, CONTEMPLANDO OBJETIVO, REFERENCIAL TEÓRICO, METODOLOGIA E RESULTADOS DE CADA TRABALHO. LOCALIZAMOS APENAS TRÊS TRABALHOS QUE TÊM O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. NA IX JIRS, ENCONTRAMOS O TRABALHO DE VELLOSO E LUZ (2015); JÁ NA 12° EDIÇÃO DA CIRS, ENCONTRAMOS OS TRABALHOS DE DIAS (2014) E SANTANA E NOVAES (2014). OS RESULTADOS REAFIRMAM O ACHADO DA PESQUISA ANTERIOR: SÃO POUCOS OS TRABALHOS QUE TÊM O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. ESTA PESQUISA TRAZ CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O DEBATE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.