A EDUCAÇÃO DO CAMPO É MARCADA POR LUTAS SOCIAIS QUE REIVINDICAVAM UMA IGUALDADE DE
ENSINO PARA A POPULAÇÃO TRABALHADORA, JÁ QUE ERAM DISCRIMINADOS E TINHAM RESTRIÇÕES DE
ACESSO A EDUCAÇÃO. PARA ISSO, A FORMAÇÃO DE DOCENTES ATUANTES NAS ESCOLAS DO CAMPO
DEVE SER ABRANGENTE E DIVERSIFICADA, COM UMA ATUAÇÃO TRANSDISCIPLINAR, QUE COMPREENDA AS
CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL EM QUE A ESCOLA SE ENCONTRA. O OBJETIVO DO ESTUDO É
COMPREENDER COMO A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DO CAMPO INCIDE SOBRE A QUALIDADE
DA EDUCAÇÃO. TRATA DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
UTILIZANDO BASES DE DADOS E BIBLIOTECAS ONLINE, SENDO INCLUÍDOS 12 ARTIGOS DO PERÍODO DE
2015 A 2020. DIANTE DOS ARTIGOS SELECIONADOS, REALIZOU-SE A ANÁLISE, SÍNTESE E JUNÇÃO DAS
TEMÁTICAS, COM O OBJETIVO DE DESCREVER OS RESULTADOS ENCONTRADOS. É ESSENCIAL QUE DURANTE
O PROCESSO FORMATIVO O PROFESSOR ADQUIRA HABILIDADES PARA ATUAR EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
NAS ESCOLAS DO CAMPO, TENDO DISCERNIMENTO PARA MOLDAR O CONCEITO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO A
PARTIR DA REALIDADE DOS INDIVÍDUOS. A FORMAÇÃO DOCENTE IMPLICA DIRETAMENTE NO PROCESSO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO, DEVENDO-SE INTERLIGAR A BASE TEÓRICA E PRÁTICA, CONCEITUANDO
AS PRINCIPAIS ESPECIFICIDADES DA SOCIEDADE.