Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROFESSORES DO CAMPO: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSORES DO CAMPO, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A EDUCAÇÃO DO CAMPO É MARCADA POR LUTAS SOCIAIS QUE REIVINDICAVAM UMA IGUALDADE DE ENSINO PARA A POPULAÇÃO TRABALHADORA, JÁ QUE ERAM DISCRIMINADOS E TINHAM RESTRIÇÕES DE ACESSO A EDUCAÇÃO. PARA ISSO, A FORMAÇÃO DE DOCENTES ATUANTES NAS ESCOLAS DO CAMPO DEVE SER ABRANGENTE E DIVERSIFICADA, COM UMA ATUAÇÃO TRANSDISCIPLINAR, QUE COMPREENDA AS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL EM QUE A ESCOLA SE ENCONTRA. O OBJETIVO DO ESTUDO É COMPREENDER COMO A FORMAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DO CAMPO INCIDE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. TRATA DE UMA REVISÃO DE LITERATURA, POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA UTILIZANDO BASES DE DADOS E BIBLIOTECAS ONLINE, SENDO INCLUÍDOS 12 ARTIGOS DO PERÍODO DE 2015 A 2020. DIANTE DOS ARTIGOS SELECIONADOS, REALIZOU-SE A ANÁLISE, SÍNTESE E JUNÇÃO DAS TEMÁTICAS, COM O OBJETIVO DE DESCREVER OS RESULTADOS ENCONTRADOS. É ESSENCIAL QUE DURANTE O PROCESSO FORMATIVO O PROFESSOR ADQUIRA HABILIDADES PARA ATUAR EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO, TENDO DISCERNIMENTO PARA MOLDAR O CONCEITO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO A PARTIR DA REALIDADE DOS INDIVÍDUOS. A FORMAÇÃO DOCENTE IMPLICA DIRETAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO, DEVENDO-SE INTERLIGAR A BASE TEÓRICA E PRÁTICA, CONCEITUANDO AS PRINCIPAIS ESPECIFICIDADES DA SOCIEDADE.

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