ESTA PESQUISA É UMA PERTINENTE REFLEXÃO ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI). TEVE POR OBJETIVO ANALISAR DE QUE MODO À TA CONTRIBUI DO PROCESSO DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES COM DI. A METODOLOGIA UTILIZADA PARTE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DE LEITURAS REALIZADAS EM ARANHA (2001), CAMPOS E MARTINS (2016), ALÉM DE EMBASAR-SE TAMBÉM NA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (13.146/2015). REALIZOU-SE A PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DE ENTREVISTA (SEMIESTRUTURADA) APLICADA A PROFESSORES DOS ESTADOS DE GOIÁS E MATO GROSSO ATUANTES DO ENSINO REGULAR E/OU DO AEE. A PESQUISA VIABILIZOU UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA TA NO DECORRER DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE EDUCANDOS COM DI, TRAZENDO ALGUMAS SUGESTÕES DE TA MAIS UTILIZADAS ATUALMENTE POR PROFESSORES DE DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO. POR FIM, ESTE ESTUDO TROUXE CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR CRIATIVO, PESQUISADOR E ADEPTO AS NOVAS TECNOLOGIAS FRENTE AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM DI. EVIDENCIOU-SE, AINDA, QUE PARA QUE ESSE DESENVOLVIMENTO REALMENTE SE EFETIVE TORNA-SE FUNDAMENTAL O INVESTIMENTO EM FORMAÇÃO EM TA PARA OS EDUCADORES, A DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E A COMPREENSÃO E CONCRETIZAÇÃO DO PENSAMENTO DE QUE A PRÁTICA DA EQUIDADE EM ÂMBITO EDUCACIONAL É UM DIREITO DOS ALUNOS E UM DEVER DA ESCOLAR.