Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE DIZEM AS PAREDES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO PIAUÍ PARA ALÉM DO ATO COMO TRANSGRESSÕES? UMA TIPOLOGIA DAS PICHAÇÕES.

Palavra-chaves: TIPOLOGIA DAS PICHAÇÕES, CRIANÇAS, ESCOLAS, , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69137
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2839
    "inscrito_id" => 7174
    "titulo" => "O QUE DIZEM AS PAREDES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO PIAUÍ PARA ALÉM DO ATO COMO TRANSGRESSÕES? UMA TIPOLOGIA DAS PICHAÇÕES."
    "resumo" => "DESDE O TEMPO DAS CAVERNAS, A HUMANIDADE UTILIZA PAREDES COMO ESPAÇOS DE EXPRESSÃO.  DE SEUS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES. FORA DO LIMITE DO SOCIALMENTE PERMITIDO E, PORTANTO, QUANDO TRANSGRESSORAS, ESSAS EXPRESSÕES RECEBERAM O NOME DE PICHAÇÃO. NO CENÁRIO DAS TRANSGRESSÕES, O TRABALHO APRESENTADO AQUI CORRESPONDE À EXPOSIÇÃO DE UMA ETAPA DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA COM O OBJETIVO DE DESCREVERE TIPIFICAR O CONTEÚDO DAS PICHAÇÕES FEITAS POR ALUNOS EM PAREDES ESCOLARES.PARA O ALCANCE DO OBJETIVO PROPOSTO FORAM FOTOGRAFADAS AMOSTRAS DE PAREDES DE SALAS DE AULA DE 04 ESCOLAS PÚBICAS NO PIAUÍ. APÓS A RECOLHA, AS PICHAÇÕES FORAM SEPARADAS EM TRÊS CATEGORIAS: DESENHO, PALAVRA E PALAVRA COM DESENHO. DENTRO DAS CATEGORIAS, FORAM IDENTIFICADOS VARIADOS TIPOS, OS QUAIS FORAM DESCRITOS A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO. O LEVANTAMENTO DOS DADOS SE DEU DURANTE A REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. OS DADOS RECOLHIDOS ATÉ AQUI REVELAM A OCORRÊNCIA DE TRÊS TIPOS BÁSICOS DE MANIFESTAÇÃO: ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA ÀS AVALIAÇÕES, ATRAVÉS DA ANOTAÇÃO DE CONTEÚDO DE PROVAS; OCUPAÇÃO DO TEMPO DISPERSO DURANTE AS AULAS, DEMONSTRADO EM DESENHOS E TEXTOS EXTRACURRICULARES MAIS ELABORADOS, MERECEDORES DE  MAIOR ENVOLVIMENTO E CONCENTRAÇÃO; PALAVRAS, DESENHOS E OUTROS RABISCOS SEM PROPÓSITO CLARAMENTE DEFINIDOS. PORTANTO, AS PICHAÇÕES REVELARAM, MAIS DO QUE VANDALISMO, DIFERENTES FORÇAS DE EXPRESSÃODIGNAS DE MAIOR ATENÇÃO PELOS QUE BUSCAM COMPREENDER OS PROBLEMAS ESCOLARES. ESPERAMOS, COM ESTE ESTUDO POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERPRETAÇÕES SENSÍVEIS ÀS MENSAGENS DEIXADAS PELAS CRIANÇAS EM PAREDES ESCOLARES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "TIPOLOGIA DAS PICHAÇÕES, CRIANÇAS, ESCOLAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID7174_29102020090237.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARIANE DE SOUSA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "DARIANE MORAIS"
    "autor_email" => "darianesousamorais@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69137
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2839
    "inscrito_id" => 7174
    "titulo" => "O QUE DIZEM AS PAREDES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO PIAUÍ PARA ALÉM DO ATO COMO TRANSGRESSÕES? UMA TIPOLOGIA DAS PICHAÇÕES."
    "resumo" => "DESDE O TEMPO DAS CAVERNAS, A HUMANIDADE UTILIZA PAREDES COMO ESPAÇOS DE EXPRESSÃO.  DE SEUS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES. FORA DO LIMITE DO SOCIALMENTE PERMITIDO E, PORTANTO, QUANDO TRANSGRESSORAS, ESSAS EXPRESSÕES RECEBERAM O NOME DE PICHAÇÃO. NO CENÁRIO DAS TRANSGRESSÕES, O TRABALHO APRESENTADO AQUI CORRESPONDE À EXPOSIÇÃO DE UMA ETAPA DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA COM O OBJETIVO DE DESCREVERE TIPIFICAR O CONTEÚDO DAS PICHAÇÕES FEITAS POR ALUNOS EM PAREDES ESCOLARES.PARA O ALCANCE DO OBJETIVO PROPOSTO FORAM FOTOGRAFADAS AMOSTRAS DE PAREDES DE SALAS DE AULA DE 04 ESCOLAS PÚBICAS NO PIAUÍ. APÓS A RECOLHA, AS PICHAÇÕES FORAM SEPARADAS EM TRÊS CATEGORIAS: DESENHO, PALAVRA E PALAVRA COM DESENHO. DENTRO DAS CATEGORIAS, FORAM IDENTIFICADOS VARIADOS TIPOS, OS QUAIS FORAM DESCRITOS A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO. O LEVANTAMENTO DOS DADOS SE DEU DURANTE A REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. OS DADOS RECOLHIDOS ATÉ AQUI REVELAM A OCORRÊNCIA DE TRÊS TIPOS BÁSICOS DE MANIFESTAÇÃO: ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA ÀS AVALIAÇÕES, ATRAVÉS DA ANOTAÇÃO DE CONTEÚDO DE PROVAS; OCUPAÇÃO DO TEMPO DISPERSO DURANTE AS AULAS, DEMONSTRADO EM DESENHOS E TEXTOS EXTRACURRICULARES MAIS ELABORADOS, MERECEDORES DE  MAIOR ENVOLVIMENTO E CONCENTRAÇÃO; PALAVRAS, DESENHOS E OUTROS RABISCOS SEM PROPÓSITO CLARAMENTE DEFINIDOS. PORTANTO, AS PICHAÇÕES REVELARAM, MAIS DO QUE VANDALISMO, DIFERENTES FORÇAS DE EXPRESSÃODIGNAS DE MAIOR ATENÇÃO PELOS QUE BUSCAM COMPREENDER OS PROBLEMAS ESCOLARES. ESPERAMOS, COM ESTE ESTUDO POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERPRETAÇÕES SENSÍVEIS ÀS MENSAGENS DEIXADAS PELAS CRIANÇAS EM PAREDES ESCOLARES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "TIPOLOGIA DAS PICHAÇÕES, CRIANÇAS, ESCOLAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID7174_29102020090237.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DARIANE DE SOUSA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "DARIANE MORAIS"
    "autor_email" => "darianesousamorais@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

DESDE O TEMPO DAS CAVERNAS, A HUMANIDADE UTILIZA PAREDES COMO ESPAÇOS DE EXPRESSÃO. DE SEUS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E AÇÕES. FORA DO LIMITE DO SOCIALMENTE PERMITIDO E, PORTANTO, QUANDO TRANSGRESSORAS, ESSAS EXPRESSÕES RECEBERAM O NOME DE PICHAÇÃO. NO CENÁRIO DAS TRANSGRESSÕES, O TRABALHO APRESENTADO AQUI CORRESPONDE À EXPOSIÇÃO DE UMA ETAPA DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA COM O OBJETIVO DE DESCREVERE TIPIFICAR O CONTEÚDO DAS PICHAÇÕES FEITAS POR ALUNOS EM PAREDES ESCOLARES.PARA O ALCANCE DO OBJETIVO PROPOSTO FORAM FOTOGRAFADAS AMOSTRAS DE PAREDES DE SALAS DE AULA DE 04 ESCOLAS PÚBICAS NO PIAUÍ. APÓS A RECOLHA, AS PICHAÇÕES FORAM SEPARADAS EM TRÊS CATEGORIAS: DESENHO, PALAVRA E PALAVRA COM DESENHO. DENTRO DAS CATEGORIAS, FORAM IDENTIFICADOS VARIADOS TIPOS, OS QUAIS FORAM DESCRITOS A PARTIR DE CONCEPÇÕES DE AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO. O LEVANTAMENTO DOS DADOS SE DEU DURANTE A REALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. OS DADOS RECOLHIDOS ATÉ AQUI REVELAM A OCORRÊNCIA DE TRÊS TIPOS BÁSICOS DE MANIFESTAÇÃO: ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA ÀS AVALIAÇÕES, ATRAVÉS DA ANOTAÇÃO DE CONTEÚDO DE PROVAS; OCUPAÇÃO DO TEMPO DISPERSO DURANTE AS AULAS, DEMONSTRADO EM DESENHOS E TEXTOS EXTRACURRICULARES MAIS ELABORADOS, MERECEDORES DE MAIOR ENVOLVIMENTO E CONCENTRAÇÃO; PALAVRAS, DESENHOS E OUTROS RABISCOS SEM PROPÓSITO CLARAMENTE DEFINIDOS. PORTANTO, AS PICHAÇÕES REVELARAM, MAIS DO QUE VANDALISMO, DIFERENTES FORÇAS DE EXPRESSÃODIGNAS DE MAIOR ATENÇÃO PELOS QUE BUSCAM COMPREENDER OS PROBLEMAS ESCOLARES. ESPERAMOS, COM ESTE ESTUDO POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE INTERPRETAÇÕES SENSÍVEIS ÀS MENSAGENS DEIXADAS PELAS CRIANÇAS EM PAREDES ESCOLARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.