O PRESENTE ESTUDO APRESENTA ENQUANTO OBJETIVO DELINEAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) UTILIZADAS NO PROCESSO AVALIATIVO DO ENSINO REMOTO DE ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIAUÍ. PARA O DESENVOLVIMENTO DA INVESTIGAÇÃO, FOI NECESSÁRIO UM EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE AS TECNOLOGIAS A PARTIR DE MORAN (2005), KAIESKI, GRING, FETTER (2015) E OUTROS ESTUDIOSOS, E PARA DIALOGAR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM FORAM PERTINENTES AS CONTRIBUIÇÕES DE HOFFMANN (2009), LUCKESI (2011), DENTRE OUTROS. A PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA, SENDO REALIZADA A COLETA DE DADOS POR MEIO DO QUESTIONÁRIO ONLINE, COM A PARTICIPAÇÃO DE 25 (VINTE E CINCO) PROFESSORES DA REDE ESTADUAL E PRIVADA DAS CIDADES DE TERESINA E PIRIPIRI, AMBOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ. OS DADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM QUE OS PROFESSORES UTILIZAM AS FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO AVALIATIVO, PORÉM SÃO RECORRENTES AS DIFICULDADES PARA O SUCESSO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO. AS FERRAMENTAS MAIS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO O GOOGLE FORMS, GOOGLE CLASSROOM E O WHATSAPP, COMO PRINCIPAIS MEIOS DE INTERAÇÃO, PARA A ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, ATIVIDADES DIVERSIFICADAS E, AINDA, COMPARTILHAMENTO DE VÍDEOS E IMAGENS. POR FIM, O ESTUDO POSSIBILITOU CONCLUIR QUE É NECESSÁRIO NOVOS DIÁLOGOS FORMATIVOS COM TROCAS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO, BEM COMO, OUTRAS FORMAÇÕES QUE AMPLIEM OS SABERES DOCENTES NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM DO USO DAS TDIC NO PROCESSO AVALIATIVO TANTO DOS ESTUDANTES, QUANTO DOS PROFESSORES.