ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA O POTENCIAL PEDAGÓGICO, POLÍTICO E ECOLÓGICO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NOS COTIDIANOS ESCOLARES COM OS USOS DE DRONES E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, EM DIÁLOGO COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA. NOSSOS OBJETIVOS CONSISTEM EM PROBLEMATIZAR POR MEIO DE AULAS DE CAMPO, OFICINAS E IMAGENSNARRATIVAS PRODUZIDAS COM ESTUDANTES, AS CONTRIBUIÇÕES POLÍTICAS, PEDAGÓGICAS E ECOLÓGICAS QUE EMERGEM COM OS USOS DE DRONES E DEMAIS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS COTIDIANOS ESCOLARES E NOS CONTEXTOS FORMATIVOS. SÃO SUJEITOS DA PESQUISA ESTUDANTES, PROFESSORES/AS, COMUNIDADES LOCAIS E RIBEIRINHAS E REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS AMBIENTAIS E DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL. AS ABORDAGENS TEÓRICAS SÃO TAMBÉM APOSTAS POLÍTICAS E SE APROXIMAM DA PEDAGOGIA FREIRIANA, DAS LEITURAS DE MUNDO E DAS EDUCAÇÕES AMBIENTAIS DOS SUJEITOS DA PESQUISA E SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS, NUM MOVIMENTO DE DIALOGAR E APRENDER COM A PRÓPRIA HISTÓRIA. AVANÇAMOS DIALOGANDO COM AS NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA E LIBERTÁRIA, EM REIGOTA E BARCHI, ALÉM DE DELEUZE, GUATTARI E LÉVY ENTRE OUTROS, BEM COMO AUTORES/AS QUE TÊM USADO DRONES EM SUAS PESQUISAS. OS APORTES METODOLÓGICOS SE APROXIMAM DAS PESQUISAS NARRATIVAS, CARTOGRÁFICAS E COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. NA PRODUÇÃO DE DADOS REALIZAMOS ENTREVISTAS CONVERSADAS COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, AULAS DE CAMPO, DIÁRIOS DE CAMPO, OFICINAS, VÍDEOS E FOTOGRAFIAS AÉREAS PRODUZIDAS PELOS ESTUDANTES USANDO DRONE E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS. RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM PARA GANHOS SIGNIFICADOS NO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS, BEM COMO NAS POSSIBILIZADAS DOS USOS DESTE EQUIPAMENTO PARA ALÉM DAQUELES CONSAGRADOS, COMO MONITORAMENTO E CONTROLE, MAS COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS.