Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÕES AMBIENTAIS E OS USOS DE DRONES NOS COTIDIANOS ESCOLARES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, COTIDIANOS ESCOLARES, NARRATIVAS, MANGUEZAIS Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68478
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2623
    "inscrito_id" => 6525
    "titulo" => "EDUCAÇÕES AMBIENTAIS E OS USOS DE DRONES NOS COTIDIANOS ESCOLARES"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA O POTENCIAL PEDAGÓGICO, POLÍTICO E ECOLÓGICO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NOS COTIDIANOS ESCOLARES COM OS USOS DE DRONES E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, EM DIÁLOGO COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA. NOSSOS OBJETIVOS CONSISTEM EM PROBLEMATIZAR POR MEIO DE AULAS DE CAMPO, OFICINAS E IMAGENSNARRATIVAS PRODUZIDAS COM ESTUDANTES, AS CONTRIBUIÇÕES POLÍTICAS, PEDAGÓGICAS E ECOLÓGICAS QUE EMERGEM COM OS USOS DE DRONES E DEMAIS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS COTIDIANOS ESCOLARES E NOS CONTEXTOS FORMATIVOS. SÃO SUJEITOS DA PESQUISA ESTUDANTES, PROFESSORES/AS, COMUNIDADES LOCAIS E RIBEIRINHAS E REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS AMBIENTAIS E DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL. AS ABORDAGENS TEÓRICAS SÃO TAMBÉM APOSTAS POLÍTICAS E SE APROXIMAM DA PEDAGOGIA FREIRIANA, DAS LEITURAS DE MUNDO E DAS EDUCAÇÕES AMBIENTAIS DOS SUJEITOS DA PESQUISA E SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS, NUM MOVIMENTO DE DIALOGAR E APRENDER COM A PRÓPRIA HISTÓRIA. AVANÇAMOS DIALOGANDO COM AS NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA E LIBERTÁRIA, EM REIGOTA E BARCHI, ALÉM DE DELEUZE, GUATTARI E LÉVY ENTRE OUTROS, BEM COMO AUTORES/AS QUE TÊM USADO DRONES EM SUAS PESQUISAS. OS APORTES METODOLÓGICOS SE APROXIMAM DAS PESQUISAS NARRATIVAS, CARTOGRÁFICAS E COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. NA PRODUÇÃO DE DADOS REALIZAMOS ENTREVISTAS CONVERSADAS COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, AULAS DE CAMPO, DIÁRIOS DE CAMPO, OFICINAS, VÍDEOS E FOTOGRAFIAS AÉREAS PRODUZIDAS PELOS ESTUDANTES USANDO DRONE E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS. RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM PARA GANHOS SIGNIFICADOS NO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS, BEM COMO NAS POSSIBILIZADAS DOS USOS DESTE EQUIPAMENTO PARA ALÉM DAQUELES CONSAGRADOS, COMO MONITORAMENTO E CONTROLE, MAS COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, COTIDIANOS ESCOLARES, NARRATIVAS, MANGUEZAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA14_ID6525_01102020200610.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLEDSON SILVA FARIA"
    "autor_nome_curto" => "FLEDSON FARIA"
    "autor_email" => "fledsonfaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68478
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2623
    "inscrito_id" => 6525
    "titulo" => "EDUCAÇÕES AMBIENTAIS E OS USOS DE DRONES NOS COTIDIANOS ESCOLARES"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA O POTENCIAL PEDAGÓGICO, POLÍTICO E ECOLÓGICO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NOS COTIDIANOS ESCOLARES COM OS USOS DE DRONES E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, EM DIÁLOGO COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA. NOSSOS OBJETIVOS CONSISTEM EM PROBLEMATIZAR POR MEIO DE AULAS DE CAMPO, OFICINAS E IMAGENSNARRATIVAS PRODUZIDAS COM ESTUDANTES, AS CONTRIBUIÇÕES POLÍTICAS, PEDAGÓGICAS E ECOLÓGICAS QUE EMERGEM COM OS USOS DE DRONES E DEMAIS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS COTIDIANOS ESCOLARES E NOS CONTEXTOS FORMATIVOS. SÃO SUJEITOS DA PESQUISA ESTUDANTES, PROFESSORES/AS, COMUNIDADES LOCAIS E RIBEIRINHAS E REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS AMBIENTAIS E DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL. AS ABORDAGENS TEÓRICAS SÃO TAMBÉM APOSTAS POLÍTICAS E SE APROXIMAM DA PEDAGOGIA FREIRIANA, DAS LEITURAS DE MUNDO E DAS EDUCAÇÕES AMBIENTAIS DOS SUJEITOS DA PESQUISA E SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS, NUM MOVIMENTO DE DIALOGAR E APRENDER COM A PRÓPRIA HISTÓRIA. AVANÇAMOS DIALOGANDO COM AS NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA E LIBERTÁRIA, EM REIGOTA E BARCHI, ALÉM DE DELEUZE, GUATTARI E LÉVY ENTRE OUTROS, BEM COMO AUTORES/AS QUE TÊM USADO DRONES EM SUAS PESQUISAS. OS APORTES METODOLÓGICOS SE APROXIMAM DAS PESQUISAS NARRATIVAS, CARTOGRÁFICAS E COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. NA PRODUÇÃO DE DADOS REALIZAMOS ENTREVISTAS CONVERSADAS COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, AULAS DE CAMPO, DIÁRIOS DE CAMPO, OFICINAS, VÍDEOS E FOTOGRAFIAS AÉREAS PRODUZIDAS PELOS ESTUDANTES USANDO DRONE E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS. RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM PARA GANHOS SIGNIFICADOS NO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS, BEM COMO NAS POSSIBILIZADAS DOS USOS DESTE EQUIPAMENTO PARA ALÉM DAQUELES CONSAGRADOS, COMO MONITORAMENTO E CONTROLE, MAS COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, COTIDIANOS ESCOLARES, NARRATIVAS, MANGUEZAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA14_ID6525_01102020200610.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLEDSON SILVA FARIA"
    "autor_nome_curto" => "FLEDSON FARIA"
    "autor_email" => "fledsonfaria@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTA PESQUISA PROBLEMATIZA O POTENCIAL PEDAGÓGICO, POLÍTICO E ECOLÓGICO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NOS COTIDIANOS ESCOLARES COM OS USOS DE DRONES E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS, EM DIÁLOGO COM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA. NOSSOS OBJETIVOS CONSISTEM EM PROBLEMATIZAR POR MEIO DE AULAS DE CAMPO, OFICINAS E IMAGENSNARRATIVAS PRODUZIDAS COM ESTUDANTES, AS CONTRIBUIÇÕES POLÍTICAS, PEDAGÓGICAS E ECOLÓGICAS QUE EMERGEM COM OS USOS DE DRONES E DEMAIS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS NOS COTIDIANOS ESCOLARES E NOS CONTEXTOS FORMATIVOS. SÃO SUJEITOS DA PESQUISA ESTUDANTES, PROFESSORES/AS, COMUNIDADES LOCAIS E RIBEIRINHAS E REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS AMBIENTAIS E DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL. AS ABORDAGENS TEÓRICAS SÃO TAMBÉM APOSTAS POLÍTICAS E SE APROXIMAM DA PEDAGOGIA FREIRIANA, DAS LEITURAS DE MUNDO E DAS EDUCAÇÕES AMBIENTAIS DOS SUJEITOS DA PESQUISA E SUJEITOS DE SUAS HISTÓRIAS, NUM MOVIMENTO DE DIALOGAR E APRENDER COM A PRÓPRIA HISTÓRIA. AVANÇAMOS DIALOGANDO COM AS NOÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POLÍTICA E LIBERTÁRIA, EM REIGOTA E BARCHI, ALÉM DE DELEUZE, GUATTARI E LÉVY ENTRE OUTROS, BEM COMO AUTORES/AS QUE TÊM USADO DRONES EM SUAS PESQUISAS. OS APORTES METODOLÓGICOS SE APROXIMAM DAS PESQUISAS NARRATIVAS, CARTOGRÁFICAS E COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. NA PRODUÇÃO DE DADOS REALIZAMOS ENTREVISTAS CONVERSADAS COM OS SUJEITOS DA PESQUISA, AULAS DE CAMPO, DIÁRIOS DE CAMPO, OFICINAS, VÍDEOS E FOTOGRAFIAS AÉREAS PRODUZIDAS PELOS ESTUDANTES USANDO DRONE E OUTROS ARTEFATOS TECNOCULTURAIS. RESULTADOS PRELIMINARES APONTAM PARA GANHOS SIGNIFICADOS NO INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS, BEM COMO NAS POSSIBILIZADAS DOS USOS DESTE EQUIPAMENTO PARA ALÉM DAQUELES CONSAGRADOS, COMO MONITORAMENTO E CONTROLE, MAS COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO CAPAZ DE PROVOCAR MUDANÇAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • VITOR MARTINS GRACILIANO

    Excelente texto, muito bom, renovador em assunto muito importante com novas perspectivas...

    12/11/2020 08:05:03
  • VITOR MARTINS GRACILIANO

    Excelente texto, muito bom, renovador em assunto muito importante com novas perspectivas...

    12/11/2020 08:04:58
  • Fledson Silva Faria

    Muito bom ter participado do evento e feito parte da família CONEDU 2020, ancioso para estarmos juntos em 2021. Parabéns pela organização, perfeita. Ambiente virtual muito organizado e interativo. Parabéns.

    11/11/2020 22:40:55

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.