A PANDEMIA POR COVID-19 IMPÔS O ISOLAMENTO SOCIAL EM OS PROFESSORES E ALUNOS FORAM IMPEDIDOS DE IR AS ESCOLAS. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SURGE COMO A OPÇÃO. ESSE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PROMOVER DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA POR COVID-19, IDENTIFICANDO AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, SABERES QUE ENVOLVEM A PROFISSÃO DOCENTE NESSE MOMENTO DE MUDANÇAS. UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO EXPLORATÓRIO BASEADAS NAS CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE(2006), SHöN(2000), PERRENOUD(2000), IMBERNÓN(2010), TARDIF(2002), CANDAU E LELIS(2000) E MOREIRA (2011). SHöN(2000) EVIDENCIA A NECESSIDADE DE UMA SENSIBILIDADE ARTÍSTICA, UM SABER-FAZER SÓLIDO, TEÓRICO E PRÁTICO, INTELIGENTE E CRIATIVO QUE PERMITA AO PROFESSOR AGIR EM CONTEXTOS INSTÁVEIS, INDETERMINADOS E COMPLEXOS. PERRENOUD(2000) DESTACA O ACESSO E USO DAS TICS QUE ENVOLVE OPERAÇÕES MENTAIS, APRENDIZAGENS, CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS. FREIRE (1996) POSTULA QUE ENSINAR EXIGE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PRÁTICA, IMPLICANTE DO PENSAR CERTO, MOVIMENTO DINÂMICO, DIALÉTICO ENTRE O FAZER E O PENSAR SOBRE O FAZER. CANDAU E LELIS(2000), TARFIT(2002), MOREIRA(2011) E IMBERNÓN(2010) CONSIDERAM QUE A REFLEXÃO CRÍTICA COM DISPONIBILIDADE A MUDANÇA, É O MOMENTO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. ENFIM, AS DISCUSSÕES PROPOSTAS INDICARAM QUE O PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE REQUER A (RE)CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DE UMA NOVA MANEIRA DE SENTIR, PENSAR E AGIR DOS PROFESSORES DIANTE DOS DESAFIOS QUE OS POSSIBILITAM A UM NOVO FAZER-PEDAGÓGICO.