Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS BIBLIOTECAS DA CIDADE DE CAMPINAS E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Palavra-chaves: BIBLIOTECAS, EDUCAÇÃO LITERÁRIA, FORMAÇÃO DO LEITOR, , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68000
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 861
    "inscrito_id" => 5910
    "titulo" => "AS BIBLIOTECAS DA CIDADE DE CAMPINAS E A FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "O PRESENTE PROJETO REFERE-SE A UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA, QUE TEVE O OBJETIVO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS BIBLIOTECAS QUE A CIDADE DE CAMPINAS TEM EM FUNCIONAMENTO – BIBLIOTECAS PÚBLICAS E BIBLIOTECAS EM ESCOLAS PÚBLICAS – PARA ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. SOBRE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, APRESENTA-SE: (I) IDENTIFICAR E LOCALIZAR AS BIBLIOTECAS ENCONTRADAS; (II) CONHECER O FUNCIONAMENTO DE CADA UMA EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO AO PÚBLICO, BEM COMO SEU ACERVO. A PESQUISA TEVE INÍCIO COM UM LEVANTAMENTO REALIZADO PELA INTERNET. AS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS FORAM ORGANIZADAS EM PLANILHAS PARA A QUANTIFICAÇÃO DAS ESCOLAS COM BIBLIOTECAS, BEM COMO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE E O CONTATO COM OS RESPONSÁVEIS POR ELAS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS NÃO ESTRUTURADAS COM PARTE DOS BIBLIOTECÁRIOS E VISITAS PARA OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO E DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS. O MATERIAL PRODUZIDO PERMITIU CONSTATAR QUE MENOS DA METADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS CONTAM COM ESPAÇOS ESPECÍFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E ACERVO DISPONÍVEL PARA OS ALUNOS. FOI POSSÍVEL AVERIGUAR, TAMBÉM, QUE MENOS AINDA, DESSAS ESCOLAS TÊM UMA BIBLIOTECA, SOB A RESPONSABILIDADE DE UM BIBLIOTECÁRIO. EM RELAÇÃO ÀS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE, ATRAVÉS DAS CONVERSAS COM OS BIBLIOTECÁRIOS, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS ESPAÇOS POSSUEM FREQUENTADORES ASSÍDUOS E NOTA-SE QUE NELES, MAIS DO QUE PESQUISA E EMPRÉSTIMOS DE LIVROS, CONSTITUEM-SE EM LUGARES DE DIFUSÃO CULTURAL. ESSE APELO CULTURAL É BASTANTE EVIDENCIADO PELOS BIBLIOTECÁRIOS, NO QUE SE REFERE AO FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS, BEM COMO EM RELAÇÃO À PROMOÇÃO DE EVENTOS NO ESPAÇO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "BIBLIOTECAS, EDUCAÇÃO LITERÁRIA, FORMAÇÃO DO LEITOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID5910_28082020153954.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DE MATTEI GONÇALVES "
    "autor_nome_curto" => "BRUNA DE MATTEI GONÇALVES"
    "autor_email" => "dematteibruna@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUCCAMPINAS)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68000
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 861
    "inscrito_id" => 5910
    "titulo" => "AS BIBLIOTECAS DA CIDADE DE CAMPINAS E A FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "O PRESENTE PROJETO REFERE-SE A UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA, QUE TEVE O OBJETIVO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS BIBLIOTECAS QUE A CIDADE DE CAMPINAS TEM EM FUNCIONAMENTO – BIBLIOTECAS PÚBLICAS E BIBLIOTECAS EM ESCOLAS PÚBLICAS – PARA ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. SOBRE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, APRESENTA-SE: (I) IDENTIFICAR E LOCALIZAR AS BIBLIOTECAS ENCONTRADAS; (II) CONHECER O FUNCIONAMENTO DE CADA UMA EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO AO PÚBLICO, BEM COMO SEU ACERVO. A PESQUISA TEVE INÍCIO COM UM LEVANTAMENTO REALIZADO PELA INTERNET. AS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS FORAM ORGANIZADAS EM PLANILHAS PARA A QUANTIFICAÇÃO DAS ESCOLAS COM BIBLIOTECAS, BEM COMO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE E O CONTATO COM OS RESPONSÁVEIS POR ELAS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS NÃO ESTRUTURADAS COM PARTE DOS BIBLIOTECÁRIOS E VISITAS PARA OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO E DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS. O MATERIAL PRODUZIDO PERMITIU CONSTATAR QUE MENOS DA METADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS CONTAM COM ESPAÇOS ESPECÍFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E ACERVO DISPONÍVEL PARA OS ALUNOS. FOI POSSÍVEL AVERIGUAR, TAMBÉM, QUE MENOS AINDA, DESSAS ESCOLAS TÊM UMA BIBLIOTECA, SOB A RESPONSABILIDADE DE UM BIBLIOTECÁRIO. EM RELAÇÃO ÀS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE, ATRAVÉS DAS CONVERSAS COM OS BIBLIOTECÁRIOS, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS ESPAÇOS POSSUEM FREQUENTADORES ASSÍDUOS E NOTA-SE QUE NELES, MAIS DO QUE PESQUISA E EMPRÉSTIMOS DE LIVROS, CONSTITUEM-SE EM LUGARES DE DIFUSÃO CULTURAL. ESSE APELO CULTURAL É BASTANTE EVIDENCIADO PELOS BIBLIOTECÁRIOS, NO QUE SE REFERE AO FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS, BEM COMO EM RELAÇÃO À PROMOÇÃO DE EVENTOS NO ESPAÇO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "BIBLIOTECAS, EDUCAÇÃO LITERÁRIA, FORMAÇÃO DO LEITOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID5910_28082020153954.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DE MATTEI GONÇALVES "
    "autor_nome_curto" => "BRUNA DE MATTEI GONÇALVES"
    "autor_email" => "dematteibruna@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUCCAMPINAS)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE PROJETO REFERE-SE A UMA PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA, QUE TEVE O OBJETIVO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS BIBLIOTECAS QUE A CIDADE DE CAMPINAS TEM EM FUNCIONAMENTO – BIBLIOTECAS PÚBLICAS E BIBLIOTECAS EM ESCOLAS PÚBLICAS – PARA ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. SOBRE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, APRESENTA-SE: (I) IDENTIFICAR E LOCALIZAR AS BIBLIOTECAS ENCONTRADAS; (II) CONHECER O FUNCIONAMENTO DE CADA UMA EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO AO PÚBLICO, BEM COMO SEU ACERVO. A PESQUISA TEVE INÍCIO COM UM LEVANTAMENTO REALIZADO PELA INTERNET. AS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS FORAM ORGANIZADAS EM PLANILHAS PARA A QUANTIFICAÇÃO DAS ESCOLAS COM BIBLIOTECAS, BEM COMO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE E O CONTATO COM OS RESPONSÁVEIS POR ELAS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS NÃO ESTRUTURADAS COM PARTE DOS BIBLIOTECÁRIOS E VISITAS PARA OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO E DO ACERVO DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS. O MATERIAL PRODUZIDO PERMITIU CONSTATAR QUE MENOS DA METADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS CONTAM COM ESPAÇOS ESPECÍFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E ACERVO DISPONÍVEL PARA OS ALUNOS. FOI POSSÍVEL AVERIGUAR, TAMBÉM, QUE MENOS AINDA, DESSAS ESCOLAS TÊM UMA BIBLIOTECA, SOB A RESPONSABILIDADE DE UM BIBLIOTECÁRIO. EM RELAÇÃO ÀS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DA CIDADE, ATRAVÉS DAS CONVERSAS COM OS BIBLIOTECÁRIOS, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS ESPAÇOS POSSUEM FREQUENTADORES ASSÍDUOS E NOTA-SE QUE NELES, MAIS DO QUE PESQUISA E EMPRÉSTIMOS DE LIVROS, CONSTITUEM-SE EM LUGARES DE DIFUSÃO CULTURAL. ESSE APELO CULTURAL É BASTANTE EVIDENCIADO PELOS BIBLIOTECÁRIOS, NO QUE SE REFERE AO FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS, BEM COMO EM RELAÇÃO À PROMOÇÃO DE EVENTOS NO ESPAÇO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.