O PROCESSO DE LEGITIMA??O DA L?NGUA DE SINAIS SUSCITOU A AMPLIA??O DE PROPOSTAS DE ENSINO DESSA L?NGUA PARA A SOCIEDADE ORALISTA, COM O PROP?SITO DE PROMOVER A ACESSIBILIDADE DAS INFORMA??ES PARA O POVO SURDO. COM ISSO, A LITERATURA VISUAL REPRESENTA A POSSIBILIDADE DE REFLEX?O SOBRE AS MANIFESTA??ES DA CULTURA SURDA POR MEIO DAS OBRAS TRADUZIDAS, ADAPTADAS OU PRODUZIDAS PELOS PR?PRIOS SURDOS. PENSANDO NISSO, ESSE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA QUE OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUI??ES DO CONTO: "BRANCA DE NEVE SURDA E O FEITI?O DA MA??" PARA O ENALTECIMENTO DA CULTURA SURDA VOLTADA PARA OS ALUNOS OUVINTES DA EXTENS?O DE LIBRAS (UFPB). O REFERENCIAL TE?RICO FUNDAMENTOU-SE NA DISCUSS?O DOS AUTORES: MOUR?O (2011), STROBEL (2008), PERLIN (2001), PORTO (2007), SILVEIRA (2000), KARNOPP (2010), POSSEBON E PEIXOTO (2013), PARA A EXPLICITA??O DOS CONCEITOS DE CULTURA, IDENTIDADE, COMUNIDADE E LITERATURA SURDA. A DESCRI??O DA EXPERI?NCIA VIVENCIADA PELO PESQUISADOR EVIDENCIOU A RELEV?NCIA NA UTILIZA??O DA LITERATURA SURDA EM CONTEXTOS DE ENSINO DA LIBRAS PARA OUVINTES QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE ENCENA??O DA OBRA, BUSCANDO COMPREENDER E RESPEITAR AS ESPECIFICIDADES LINGU?STICAS E CULTURAIS DO POVO SURDO.