LIMA, Adenaide Amorim. Filosofia no ensino médio: sentidos. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68617>. Acesso em: 04/11/2024 21:58
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER QUAIS SÃO OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS À FILOSOFIA PELAS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO EM MIKHAIL BAKHTIN. OS DISCURSOS A SEREM ANALISADOS FORAM CONSTRUÍDOS A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, REALIZADA COM ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO INSTITUO FEDERAL DA BAHIA (IFBA). O CONTEXTO PARA O SURGIMENTO DESSE ESTUDO FOI A NOSSA EXPERIÊNCIA, NA CONDIÇÃO DE BOLSISTAS, NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA. ACREDITAMOS QUE COMPREENDER OS SENTIDOS EM RELAÇÃO À FILOSOFIA É RELEVANTE PARA CONFRONTARMOS COM O MODO COMO AS ESTUDANTES SE RELACIONAM COM A DISCIPLINA NA SALA DE AULA. ENTENDEMOS QUE OS SENTIDOS SÃO SEMPRE UMA TOMADA DE POSIÇÃO VALORADA, IDEOLÓGICA, REALIZADA POR SUJEITOS SINGULARES E AO MESMO TEMPO SOCIAIS EM UM DETERMINADO CONTEXTO. SÃO JUSTAMENTE ESSAS RELAÇÕES DIALÓGICAS NO INTERIOR E NO EXTERIOR DOS DISCURSOS, QUE SE CARACTERIZAM COMO OBJETO DE ESTUDO DA METALINGUAGEM BAKHTINIANA, FENÔMENOS QUE TRANSFORMAM O HOMEM BIOLÓGICO EM SER SOCIAL, HISTÓRICO E CULTURAL. PARA O FILÓSOFO EM QUESTÃO, O DIALOGISMO SÓ É POSSÍVEL NA RELAÇÃO ENTRE OS HOMENS, ONDE O EU EXISTE SOMENTE PORQUE EXISTE O OUTRO E É SOMENTE NA RELAÇÃO COM O OUTRO QUE EU ME REVELO, SEMPRE ME CONSTITUINDO DIALOGICAMENTE POR MEIO DA LINGUAGEM E DOS SEUS SENTIDOS, SENTIDOS IDEOLÓGICOS IMPREGNADO NAS PALAVRAS QUE SÃO ENUNCIADAS EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO.