VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE EM QUE OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS SÃO NOTÁVEIS, TRAZENDO MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, INCLUSIVE NO CONTEXTO EDUCACIONAL. PARA ISSO, AUTORES COMO FILHO (2010), MORAN (2007), KENSKI (2007), MEDEIROS E MEDEIROS (2002) E SILVA (2001), DEFENDEM QUE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS E O USO DAS TIC (TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) DEVEM TER MAIS INSERÇÕES NO ENSINO. NESSE CONTEXTO, O SIMULADOR PHET, PODE SER UTILIZADO, PROPORCIONANDO UMA VISÃO DIFERENTE PARA OS ALUNOS NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS RELACIONADOS À ÓTICA E PROPORCIONANDO UM ENTENDIMENTO MAIS SIGNIFICATIVO, ALÉM DISSO, MELHORANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E O PRÓPRIO DOCENTE. SENDO ASSIM, TORNA-SE UMA FERRAMENTA VIÁVEL UTILIZÁ-LO COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. DIANTE DISTO, ESTA PROPOSTA TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM ÂMBITO ESCOLAR, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET NOS CONTEÚDOS DE ÓTICA, COM UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR, PERTENCENTE À UMA ESCOLA ESTADUAL, SITUADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB. ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES FEITAS, PODE-SE DETECTAR QUE OS ALUNOS FICARAM MAIS MOTIVADOS EM PARTICIPAR DAS AULAS, BEM COMO RELATARAM SENTIR UMA MAIOR FACILIDADE NA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FÍSICOS MINISTRADOS COM A UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR.