Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: O QUE O CORPO EM MOVIMENTO NA FEIRA E NO MERCADO DE MANAUS TEM A ENSINAR?

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, CORPO, CULTURA, , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67981
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1043
    "inscrito_id" => 2628
    "titulo" => "APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: O QUE O CORPO EM MOVIMENTO NA FEIRA E NO MERCADO DE MANAUS TEM A ENSINAR?"
    "resumo" => "ESTA PARTILHA É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NA FEIRA MANAUS MODERNA E NO MERCADO ADOLPHO LISBOA, EM MANAUS (AMAZONAS), COMO VIVÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR “CULTURA CORPORAL DOS POVOS TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA”, PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIEDADE E CULTURA DA AMAZÔNIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), EM PARCERIA MULTIDISCIPLINAR COM O CURSO DE DANÇA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) POR MEIO DA MATÉRIA “CONSCIÊNCIA CORPORAL”. O OBJETIVO FOI INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EXISTENTES NAS HABILIDADES CORPORAIS DE TRABALHADORES/CARREGADORES E DA CULTURA LABORAL DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS CITADOS. A CONDUÇÃO METODOLÓGICA RESPALDOU-SE NA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA FENOMENOLÓGICA EM TORNO DA FUNÇÃO DOS TRABALHADORES (CARREGADORES DE MERCADORIAS) EM QUE OS ACADÊMICOS OS OBSERVARIAM NOS REFERENTES LOCAIS. POR CONSEGUINTE, O ESTUDO ESTEVE EMBASADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO UTILIZANDO-SE DA TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE, CONTANDO COM RECURSOS DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM E SOM, ALÉM DO DIÁRIO DE CAMPO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM DUAS INFERÊNCIAS UMA É QUE A CADA CARREGADOR NA SUA CONDUÇÃO CORPORAL ABRE UM LEQUE PARA VARIADOS OBJETOS DE ESTUDOS, COMO SAÚDE, FUNÇÃO, GÊNERO, ESTÉTICA, ENTRE OUTROS, E QUE TODO O CARREGADOR TEM A POSSIBILIDADE DE APRENDER CONTEÚDOS DE VÁRIAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS, POR VIVÊNCIA EMPÍRICA, INDEPENDENTE DA CLASSE SOCIAL OU NÍVEL DE ESTUDO DE CADA UM, AS APRENDIZAGENS OCORREM SEJAM EM NÍVEIS MAIS DIDÁTICO OU ESPONTÂNEO E SÃO REPASSADAS CULTURALMENTE POR GERAÇÕES. A OUTRA É A INCONTESTÁVEL IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS À ASSOCIAÇÃO DOS CONCEITOS APRENDIDOS NOS MARCOS TEÓRICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CORPO, CULTURA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID2628_31082020101600.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRIKA DA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRIKA RAMOS"
    "autor_email" => "profa.erika.ramos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67981
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1043
    "inscrito_id" => 2628
    "titulo" => "APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: O QUE O CORPO EM MOVIMENTO NA FEIRA E NO MERCADO DE MANAUS TEM A ENSINAR?"
    "resumo" => "ESTA PARTILHA É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NA FEIRA MANAUS MODERNA E NO MERCADO ADOLPHO LISBOA, EM MANAUS (AMAZONAS), COMO VIVÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR “CULTURA CORPORAL DOS POVOS TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA”, PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIEDADE E CULTURA DA AMAZÔNIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), EM PARCERIA MULTIDISCIPLINAR COM O CURSO DE DANÇA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) POR MEIO DA MATÉRIA “CONSCIÊNCIA CORPORAL”. O OBJETIVO FOI INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EXISTENTES NAS HABILIDADES CORPORAIS DE TRABALHADORES/CARREGADORES E DA CULTURA LABORAL DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS CITADOS. A CONDUÇÃO METODOLÓGICA RESPALDOU-SE NA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA FENOMENOLÓGICA EM TORNO DA FUNÇÃO DOS TRABALHADORES (CARREGADORES DE MERCADORIAS) EM QUE OS ACADÊMICOS OS OBSERVARIAM NOS REFERENTES LOCAIS. POR CONSEGUINTE, O ESTUDO ESTEVE EMBASADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO UTILIZANDO-SE DA TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE, CONTANDO COM RECURSOS DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM E SOM, ALÉM DO DIÁRIO DE CAMPO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM DUAS INFERÊNCIAS UMA É QUE A CADA CARREGADOR NA SUA CONDUÇÃO CORPORAL ABRE UM LEQUE PARA VARIADOS OBJETOS DE ESTUDOS, COMO SAÚDE, FUNÇÃO, GÊNERO, ESTÉTICA, ENTRE OUTROS, E QUE TODO O CARREGADOR TEM A POSSIBILIDADE DE APRENDER CONTEÚDOS DE VÁRIAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS, POR VIVÊNCIA EMPÍRICA, INDEPENDENTE DA CLASSE SOCIAL OU NÍVEL DE ESTUDO DE CADA UM, AS APRENDIZAGENS OCORREM SEJAM EM NÍVEIS MAIS DIDÁTICO OU ESPONTÂNEO E SÃO REPASSADAS CULTURALMENTE POR GERAÇÕES. A OUTRA É A INCONTESTÁVEL IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS À ASSOCIAÇÃO DOS CONCEITOS APRENDIDOS NOS MARCOS TEÓRICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CORPO, CULTURA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA17_ID2628_31082020101600.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRIKA DA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRIKA RAMOS"
    "autor_email" => "profa.erika.ramos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTA PARTILHA É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NA FEIRA MANAUS MODERNA E NO MERCADO ADOLPHO LISBOA, EM MANAUS (AMAZONAS), COMO VIVÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR “CULTURA CORPORAL DOS POVOS TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA”, PERTENCENTE AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIEDADE E CULTURA DA AMAZÔNIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), EM PARCERIA MULTIDISCIPLINAR COM O CURSO DE DANÇA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) POR MEIO DA MATÉRIA “CONSCIÊNCIA CORPORAL”. O OBJETIVO FOI INVESTIGAR AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EXISTENTES NAS HABILIDADES CORPORAIS DE TRABALHADORES/CARREGADORES E DA CULTURA LABORAL DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS CITADOS. A CONDUÇÃO METODOLÓGICA RESPALDOU-SE NA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA FENOMENOLÓGICA EM TORNO DA FUNÇÃO DOS TRABALHADORES (CARREGADORES DE MERCADORIAS) EM QUE OS ACADÊMICOS OS OBSERVARIAM NOS REFERENTES LOCAIS. POR CONSEGUINTE, O ESTUDO ESTEVE EMBASADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO UTILIZANDO-SE DA TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE, CONTANDO COM RECURSOS DE CAPTAÇÃO DE IMAGEM E SOM, ALÉM DO DIÁRIO DE CAMPO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTARAM DUAS INFERÊNCIAS UMA É QUE A CADA CARREGADOR NA SUA CONDUÇÃO CORPORAL ABRE UM LEQUE PARA VARIADOS OBJETOS DE ESTUDOS, COMO SAÚDE, FUNÇÃO, GÊNERO, ESTÉTICA, ENTRE OUTROS, E QUE TODO O CARREGADOR TEM A POSSIBILIDADE DE APRENDER CONTEÚDOS DE VÁRIAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS, POR VIVÊNCIA EMPÍRICA, INDEPENDENTE DA CLASSE SOCIAL OU NÍVEL DE ESTUDO DE CADA UM, AS APRENDIZAGENS OCORREM SEJAM EM NÍVEIS MAIS DIDÁTICO OU ESPONTÂNEO E SÃO REPASSADAS CULTURALMENTE POR GERAÇÕES. A OUTRA É A INCONTESTÁVEL IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO-FORMAIS À ASSOCIAÇÃO DOS CONCEITOS APRENDIDOS NOS MARCOS TEÓRICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.