INCLUSÃO DO SURDO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA ACERCA DA INCLUSÃO DOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS - MARANHÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68724 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 901 "inscrito_id" => 5811 "titulo" => "INCLUSÃO DO SURDO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA ACERCA DA INCLUSÃO DOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS - MARANHÃO" "resumo" => "ESTE ARTIGO ABORDA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE ANALISAR O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS DEFICIENTES – SURDOS – NA ESCOLA PÚBLICA REGULAR DE ENSINO E, TRAÇAR UM PLANO DE INTERVENÇÃO DE CARÁTER CONSCIENTIZADOR PARA OS MEMBROS DA ESCOLA. O TRABALHO CARACTERIZA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA ASSIM, COMPREENDERMOS OS CONTEXTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, E, SOBRETUDO, ENTENDER O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES SUJEITOS NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO. POR OUTRO LADO, FUNDAMENTA-SE EM UMA PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS - MA, COM O PROPÓSITO DE AVALIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PELA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO. ALÉM DISSO, ANALISA-SE A PRESENÇA DOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, QUE FAZEM PARTE DO CORPO DOCENTE DESSA ESCOLA, ASSIM COMO, ACESSIBILIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL, ATENÇÃO E VALORIZAÇÃO PARA COM OS DEFICIENTES, MAIS ESPECIFICAMENTE OS SURDOS – PÚBLICO VISADO EM QUESTÃO. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A ESCOLA TEM PONTOS POSITIVOS NO QUE CONCERNE À INCLUSÃO, A SABER: ESTRUTURA ARQUITETÔNICA QUE FAVORECE TODOS OS ESTUDANTES, PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, GESTÃO DEMOCRÁTICA, DENTRE OUTROS. NESSA DIREÇÃO, DESTACA-SE TAMBÉM AS LACUNAS ENCONTRADAS, TAIS COMO: A DIFICULDADE DA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS OUVINTES COM OS ALUNOS SURDOS, PELA FALTA DE DOMÍNIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, SURDO, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5811_29082020111514.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE LEÃO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ADRIANE LEÃO DE SOUSA" "autor_email" => "adrianeleao.sousa1@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68724 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 901 "inscrito_id" => 5811 "titulo" => "INCLUSÃO DO SURDO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA ACERCA DA INCLUSÃO DOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS - MARANHÃO" "resumo" => "ESTE ARTIGO ABORDA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE ANALISAR O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS DEFICIENTES – SURDOS – NA ESCOLA PÚBLICA REGULAR DE ENSINO E, TRAÇAR UM PLANO DE INTERVENÇÃO DE CARÁTER CONSCIENTIZADOR PARA OS MEMBROS DA ESCOLA. O TRABALHO CARACTERIZA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA ASSIM, COMPREENDERMOS OS CONTEXTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, E, SOBRETUDO, ENTENDER O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES SUJEITOS NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO. POR OUTRO LADO, FUNDAMENTA-SE EM UMA PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS - MA, COM O PROPÓSITO DE AVALIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PELA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO. ALÉM DISSO, ANALISA-SE A PRESENÇA DOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, QUE FAZEM PARTE DO CORPO DOCENTE DESSA ESCOLA, ASSIM COMO, ACESSIBILIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL, ATENÇÃO E VALORIZAÇÃO PARA COM OS DEFICIENTES, MAIS ESPECIFICAMENTE OS SURDOS – PÚBLICO VISADO EM QUESTÃO. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A ESCOLA TEM PONTOS POSITIVOS NO QUE CONCERNE À INCLUSÃO, A SABER: ESTRUTURA ARQUITETÔNICA QUE FAVORECE TODOS OS ESTUDANTES, PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, GESTÃO DEMOCRÁTICA, DENTRE OUTROS. NESSA DIREÇÃO, DESTACA-SE TAMBÉM AS LACUNAS ENCONTRADAS, TAIS COMO: A DIFICULDADE DA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS OUVINTES COM OS ALUNOS SURDOS, PELA FALTA DE DOMÍNIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, SURDO, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID5811_29082020111514.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANE LEÃO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ADRIANE LEÃO DE SOUSA" "autor_email" => "adrianeleao.sousa1@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }