ESTE ARTIGO ABORDA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE ANALISAR O PROCESSO DE INCLUSÃO DOS DEFICIENTES – SURDOS – NA ESCOLA PÚBLICA REGULAR DE ENSINO E, TRAÇAR UM PLANO DE INTERVENÇÃO DE CARÁTER CONSCIENTIZADOR PARA OS MEMBROS DA ESCOLA. O TRABALHO CARACTERIZA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA ASSIM, COMPREENDERMOS OS CONTEXTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, E, SOBRETUDO, ENTENDER O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES SUJEITOS NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO. POR OUTRO LADO, FUNDAMENTA-SE EM UMA PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO LUÍS - MA, COM O PROPÓSITO DE AVALIAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PELA ESCOLA NO PROCESSO DE INCLUSÃO. ALÉM DISSO, ANALISA-SE A PRESENÇA DOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, QUE FAZEM PARTE DO CORPO DOCENTE DESSA ESCOLA, ASSIM COMO, ACESSIBILIDADE, INTERAÇÃO SOCIAL, ATENÇÃO E VALORIZAÇÃO PARA COM OS DEFICIENTES, MAIS ESPECIFICAMENTE OS SURDOS – PÚBLICO VISADO EM QUESTÃO. SENDO ASSIM, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A ESCOLA TEM PONTOS POSITIVOS NO QUE CONCERNE À INCLUSÃO, A SABER: ESTRUTURA ARQUITETÔNICA QUE FAVORECE TODOS OS ESTUDANTES, PROFISSIONAIS QUALIFICADOS, GESTÃO DEMOCRÁTICA, DENTRE OUTROS. NESSA DIREÇÃO, DESTACA-SE TAMBÉM AS LACUNAS ENCONTRADAS, TAIS COMO: A DIFICULDADE DA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS OUVINTES COM OS ALUNOS SURDOS, PELA FALTA DE DOMÍNIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.