UM DOS GRANDES DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É A QUESTÃO DE O EDUCADOR CONSTRUIR
METODOLOGIAS ATIVAS QUE, IMPULSIONE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS DA EJA,
ALÉM DO VIÉS CONTEUDISTA, MAS TENHA NO DIÁLOGO A POSSIBILIDADE DE FORMAR SUJEITOS PARA PLENO
EXERCÍCIO DA CIDADANIA. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR, A PARTIR DA COLETA DE DADOS EM FORMATO
QUESTIONÁRIO, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA PROFESSORA DO I SEGMENTO, RESIDENTE DO MUNICÍPIO
DE SOLEDADE/PB. A PESQUISA SE UTILIZOU DA ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO TEÓRICO. OS
RESULTADOS DECORRENTES DA ENTREVISTA SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA IDENTIFICARMOS O PAPEL DO
EDUCADOR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS CONSIDERAMOS QUE A SALA DE AULA DA EJA É UM ESPAÇO
DE APRENDIZAGEM, CONQUISTA, SUPERAÇÃO, DESAFIO, ENTÃO CABE AO EDUCADOR TRABALHAR NUMA
PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO POPULAR, SOB O ASPECTO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA E DOS SABERES JÁ
CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS/AS ANTES DE ADENTRAR A ESCOLA.