Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: O QUE DIZEM AS GESTORAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE.

Palavra-chaves: ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RECIFE, FORMAÇÃO CONTINUADA, IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68716
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 738
    "inscrito_id" => 5485
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: O QUE DIZEM AS GESTORAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE."
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO GESTOR. ADOTAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A FORMAÇÃO CONTINUADA (CUNHA, 2006, 2013) (SOUZA,2006) NOÇÕES DE IDENTIDADE (ERIKSON, 1976) E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE (MORGADO,2007); (ESTEVÃO,2001) (AGUIAR,2004). A PESQUISA APOIOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO,2001), UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, GRAVADAS EM ÁUDIO, REALIZADAS COM TRÊS PROFESSORAS NA FUNÇÃO DE GESTORAS/VICE-GESTORA DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE.  OS DADOS FORAM ANALISADOS PARTINDO DE SETE CATEGORIAS ANALÍTICAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA POSSIBILITA AS GESTORAS UM NOVO PENSAR, AVALIAR E OLHAR SOBRE SUA PRÁTICA GESTORA, SEUS SABERES E SUAS DINÂMICAS DIANTE DE SUAS  QUESTÕES COTIDIANAS E IGUALMENTE IDENTIFICAR SEUS LIMITES E ACERTOS NO ESPAÇO DA ESCOLA E QUAIS FORMAS ELA PODE MELHORAR NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, BUSCANDO OBSERVAR SEUS RESULTADOS E ASSIM ADEQUAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE MODO A FAVORECER A CONSTRUÇÃO DO SABER E A APRENDIZAGEM DO ALUNADO, REPERCUTINDO TAMBÉM,  NA  IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RECIFE, FORMAÇÃO CONTINUADA, IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5485_25082020201848.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA FERRREIRA"
    "autor_email" => "ferreirajulianaa1@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68716
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 738
    "inscrito_id" => 5485
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: O QUE DIZEM AS GESTORAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE."
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO GESTOR. ADOTAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A FORMAÇÃO CONTINUADA (CUNHA, 2006, 2013) (SOUZA,2006) NOÇÕES DE IDENTIDADE (ERIKSON, 1976) E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE (MORGADO,2007); (ESTEVÃO,2001) (AGUIAR,2004). A PESQUISA APOIOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO,2001), UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, GRAVADAS EM ÁUDIO, REALIZADAS COM TRÊS PROFESSORAS NA FUNÇÃO DE GESTORAS/VICE-GESTORA DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE.  OS DADOS FORAM ANALISADOS PARTINDO DE SETE CATEGORIAS ANALÍTICAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA POSSIBILITA AS GESTORAS UM NOVO PENSAR, AVALIAR E OLHAR SOBRE SUA PRÁTICA GESTORA, SEUS SABERES E SUAS DINÂMICAS DIANTE DE SUAS  QUESTÕES COTIDIANAS E IGUALMENTE IDENTIFICAR SEUS LIMITES E ACERTOS NO ESPAÇO DA ESCOLA E QUAIS FORMAS ELA PODE MELHORAR NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, BUSCANDO OBSERVAR SEUS RESULTADOS E ASSIM ADEQUAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE MODO A FAVORECER A CONSTRUÇÃO DO SABER E A APRENDIZAGEM DO ALUNADO, REPERCUTINDO TAMBÉM,  NA  IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO RECIFE, FORMAÇÃO CONTINUADA, IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5485_25082020201848.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA FERRREIRA"
    "autor_email" => "ferreirajulianaa1@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR CONTRIBUTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO GESTOR. ADOTAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO A FORMAÇÃO CONTINUADA (CUNHA, 2006, 2013) (SOUZA,2006) NOÇÕES DE IDENTIDADE (ERIKSON, 1976) E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE (MORGADO,2007); (ESTEVÃO,2001) (AGUIAR,2004). A PESQUISA APOIOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA (MINAYO,2001), UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, GRAVADAS EM ÁUDIO, REALIZADAS COM TRÊS PROFESSORAS NA FUNÇÃO DE GESTORAS/VICE-GESTORA DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE. OS DADOS FORAM ANALISADOS PARTINDO DE SETE CATEGORIAS ANALÍTICAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA POSSIBILITA AS GESTORAS UM NOVO PENSAR, AVALIAR E OLHAR SOBRE SUA PRÁTICA GESTORA, SEUS SABERES E SUAS DINÂMICAS DIANTE DE SUAS QUESTÕES COTIDIANAS E IGUALMENTE IDENTIFICAR SEUS LIMITES E ACERTOS NO ESPAÇO DA ESCOLA E QUAIS FORMAS ELA PODE MELHORAR NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, BUSCANDO OBSERVAR SEUS RESULTADOS E ASSIM ADEQUAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE MODO A FAVORECER A CONSTRUÇÃO DO SABER E A APRENDIZAGEM DO ALUNADO, REPERCUTINDO TAMBÉM, NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.