AO DISCUTIR ACERCA DA AVALIAÇÃO ENQUANTO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, É IMPORTANTE CONSIDERAR TAMBÉM AS INTERFACES COM O CURRÍCULO ESCOLAR. PARTINDO DESSE PONTO DE VISTA, ESTE TRABALHO BUSCA RESPONDER À QUESTÃO DE PESQUISA: EM QUE MEDIDA AS AVALIAÇÕES IMPLICAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? PARA TANTO, TEVE COMO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM DUAS DOCENTES E DUAS ESTUDANTES DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS MUNICÍPIOS DE CAETITÉ/BA E GUANAMBI/BA. PARA TRATAMENTO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, VALEU-SE DO MÉTODO QUALITATIVO DE PESQUISA. POR MEIO DAS ANÁLISES FOI POSSÍVEL CONSTRUIR UMA VISÃO MAIS AMPLA SOBRE COMO A AVALIAÇÃO É PERCEBIDA E REALIZADA NAS ESCOLAS. OS RESULTADOS APONTARAM PARA A COMPREENSÃO DE QUE A RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOFRE INFLUÊNCIAS ORIUNDAS DE DIVERSOS FATORES. NESSE SENTIDO, TANTO A FALA DAS DOCENTES, QUANTO DO/AS ESTUDANTES, REVELARAM UMA PERCEPÇÃO ACERCA DA AVALIAÇÃO ENQUANTO UM INSTRUMENTO DE PUNIÇÃO, QUE ASSIM SE ERGUE NA TENTATIVA DE CONTER CERTOS IMPASSES EDUCACIONAIS, COMO A INDISCIPLINA. NO ENTANTO, APESAR DAS VISÕES CONCORDANTES DO/AS COLABORADORES/AS, ACERCA DO ATO DE AVALIAR, ESTA PESQUISA REVELA O DESEJO POR MUDANÇAS DA CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO, DE UMA VISÃO PUNITIVA PARA UMA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA, IMBRICADA COM O CURRÍCULO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE VISE A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E SABERES DOS/AS EDUCANDOS/AS, E A MELHORIA DA PRÁTICA DOCENTE.