Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GRAMSCI E A RELAÇÃO TRABALHO, EDUCAÇÃO E CULTURA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO E CULTURA ; HEGEMONIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO, INTELECTUAL ORGÂNICO, , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O RESULTADO PRELIMINAR DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O PENSAMENTO DO FILÓSOFO ITALIANO ANTONIO GRAMSCI, EM ESPECIAL SOBRE OS ASPECTOS DA FILOSOFIA GRAMSCINIANA QUE DIZEM RESPEITO SOBRE A EDUCAÇÃO E A CULTURA. PROCURAMOS COMPREENDER A DEFINIÇÃO DO AUTOR PRINCIPALMENTE SOBRE AS CATEGORIAS EDUCAÇÃO, CULTURA, INTELECTUAL ORGÂNICO E HEGEMONIA, NÃO DE FORMA ESTANQUE, MAS ARTICULADAS ENTRE SI, COMO PARTES DO MESMO PROCESSO, VISANDO À CONSTRUÇÃO DA CONTRA-HEGEMONIA AO PENSAMENTO, AO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E, ARTICULADO A ESTE, O PROJETO DE EDUCAÇÃO PRÓPRIO DO SISTEMA CAPITALISTA, TENDO EM VISTA SUA SUPERAÇÃO. PARA GRAMSCI, A EDUCAÇÃO PODE CONCORRER TANTO PARA A MANUTENÇÃO COMO PARA A SUPERAÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO DO ORGANIZAÇÃO SOCIAL HEGEMÔNICA NA SOCIEDADE ONDE ESTE SE DESENVOLVE

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