O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO AS FAMÍLIAS, SUAS MOBILIDADES E AS VOZES ESTUDANTIS. O OBJETIVO É DISCUTIR AS EXPERIÊNCIAS DO ALUNO VIVIDAS NA IMIGRAÇÃO E A SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA. TRATAR-SE DE UM ESTUDO NO QUAL BUSCAMOS COMPREENDER OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS DE SUJEITOS DE DIFERENTES LOCAIS DA REGIÃO DO NORDESTE DO BRASIL, O LOCI DA PESQUISA FOI A COMUNIDADE DE RIO DAS PEDRAS, NO RIO DE JANEIRO, REALIZADA ENTRE OS MESES DE ABRIL E DEZEMBRO DO ANO DE 2016. OPTOU-SE PELA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA CRÍTICA, FORAM UTILIZADOS A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, CADERNO DE CAMPO, NOTAS COMPLEMENTARES, FOTOGRAFIAS E PRODUÇÃO DE TEXTO COMO UM RECORTE PARA O LUGAR DE PERTENCIMENTO DO ALUNO. OS SUJEITOS PRIMÁRIOS FORAM: FAMÍLIAS EM MOBILIDADE, ALUNOS E ALUNAS DA SALA DE AULA DO 4º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL; SUJEITOS SECUNDÁRIOS: MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR. OS RESULTADOS DO ESTUDO SURGIRAM DA ANÁLISE INDUTIVA DOS DADOS OBTIDOS NO RELATÓRIO DE CAMPO, ONDE A MOBILIDADE PODE INTERFERIR NOS RESULTADOS ESCOLARES.