O PRESENTE TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO UMA REFLEX?O QUANTO ? VIABILIDADE E EFETIVIDADE DA EDUCA??O MEDIADA POR TECNOLOGIA PARA AS CRIAN?AS E ADOLESCENTES INSERIDAS NUMA INSTITUI??O MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNIC?PIO DE SERRA PRETA - BAHIA. A PESQUISA UTILIZOU ABORDAGEM QUALITATIVA, SOB NATUREZA DESCRITIVA, UTILIZANDO-SE DE INSTRUMENTOS DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL. A PARTIR DA REALIDADE PELA QUAL PASSA O BRASIL, PROVOCADA PELA COVID-19, DOEN?A CONTAGIOSA CAUSADA PELO CORONAV?RUS, FEZ SURGIR A NECESSIDADE DE A??ES INOVADORAS E FLEX?VEIS POR PARTE DA GEST?O ESCOLAR, NO INTUITO DE GARANTIR A ACESSIBILIDADE E QUALIDADE DA EDUCA??O, J? QUE TAL SITUA??O TEM OBRIGADO AS PESSOAS FICAREM EM ISOLAMENTO SOCIAL. E ? NESSE CEN?RIO COMPLEXO E EM ALGUNS MOMENTOS CA?TICOS, QUE MUITAS PREOCUPA??ES DESPONTAM, PRINCIPALMENTE QUANTO ? INCLUS?O DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE SUBSTITUI??O ?S AULAS PRESENCIAIS, COMO A??O EMERGENCIAL, O DENOMINADO ENSINO REMOTO. TAL APREENS?O, SE DAR EM RAZ?O DA HETEROGENEIDADE DAS REALIDADES DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. NESSA LINHA, BUSCA-SE EVITAR, POR EXEMPLO, UMA AN?LISE ?FRIA? DAS PROPOSTAS SOBRE ENSINO REMOTO, QUE, EM GERAL, CONCENTRA-SE EM COMPARAR ?AULAS ONLINE? COM ?AULAS PRESENCIAIS?, ENQUANTO QUE, NO CONTEXTO ATUAL, A QUEST?O ?, SOBRETUDO, UMA DISCUSS?O ENTRE ?QUALIDADE E ACESSIBILIDADE ?S AULAS ONLINE? E A ?N?O REALIZA??O DE AULAS REMOTAS?, OU SEJA, O QUE SERIA MENOS IMPACTANTE PARA OS DISCENTES. NESSE SENTIDO, OS AUTORES SUGEREM QUE A N?O REALIZA??O DAS AULAS REMOTAS, SOB O ARGUMENTO DE QUE N?O ? POSS?VEL CHEGAR A TODOS COM HOMOGENEIDADE, PODER? ACENTUAR AS DESIGUALDADES RESULTANTES DESSA SITUA??O DE EXCEPCIONALIDADE.