Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DO FENÔMENO DA REFRAÇÃO NOS LIVROS DO ENSINO MÉDIO GERANDO CONSEQUÊNCIAS NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES

Palavra-chaves: CONCEITOS DE ÓPTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA, APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE ESTUDO RELATA, A AUSÊNCIA DE UMA EXPLICAÇÃO QUALITATIVA NO CAPÍTULO INICIAL DOS LIVROS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE O FENÔMENO DA REFLEXÃO TOTAL E OS EFEITOS DA ATMOSFERA TERRESTRE NA REFRAÇÃO DA LUZ E A IMPORTÂNCIA DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NESSE PROCESSO. ACERCA DISSO, FOI NOTADO UM FATOR QUE PODE PREJUDICAR O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS. FORAM ANALISADOS 4 LIVROS DE FÍSICA DOS ANOS DE: 2012, 2013 E 2019 E APLICADO UM FORMULÁRIO DE ORIGEM AUTORAL PARA ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. FOI OBSERVADO O MESMO ERRO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NOS 4 LIVROS DE FÍSICA, REALIZANDO O ADENDO DE QUE ESSE ERRO FOI COMETIDO TAMBÉM PELA MAIORIA DOS ENTREVISTADOS. ASSIM, PODENDO-SE ENTENDER, QUE A CONSTRUÇÃO DESSE PENSAMENTO NOS LIVROS DE FÍSICAS, TRAZEM A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO ERRÔNEO O QUAL INDUZ AS PESSOAS AO ERRO EM QUESTÕES FIDEDIGNAS À REALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.