O PRESENTE ESTUDO RELATA, A AUSÊNCIA DE UMA EXPLICAÇÃO QUALITATIVA NO CAPÍTULO INICIAL DOS LIVROS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE O FENÔMENO DA REFLEXÃO TOTAL E OS EFEITOS DA ATMOSFERA TERRESTRE NA REFRAÇÃO DA LUZ E A IMPORTÂNCIA DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NESSE PROCESSO. ACERCA DISSO, FOI NOTADO UM FATOR QUE PODE PREJUDICAR O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS ALUNOS. FORAM ANALISADOS 4 LIVROS DE FÍSICA DOS ANOS DE: 2012, 2013 E 2019 E APLICADO UM FORMULÁRIO DE ORIGEM AUTORAL PARA ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. FOI OBSERVADO O MESMO ERRO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS NOS 4 LIVROS DE FÍSICA, REALIZANDO O ADENDO DE QUE ESSE ERRO FOI COMETIDO TAMBÉM PELA MAIORIA DOS ENTREVISTADOS. ASSIM, PODENDO-SE ENTENDER, QUE A CONSTRUÇÃO DESSE PENSAMENTO NOS LIVROS DE FÍSICAS, TRAZEM A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO ERRÔNEO O QUAL INDUZ AS PESSOAS AO ERRO EM QUESTÕES FIDEDIGNAS À REALIDADE.