NO SÉCULO XXI, O DEBATE SOBRE A EFICÁCIA DO CONTEÚDO TRANSMITIDO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS CONSISTE NA ESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO E DEFINIÇÃO DO CONHECIMENTO, SOBRETUDO DIANTE DA DICOTOMIA DO SABER OBJETIVO-CIENTÍFICO. DE UM LADO, EXISTE O PROPÓSITO CURRICULAR DE FAVORECER TODOS OS ESTUDANTES COM A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS OBJETIVOS, UNIVERSAIS E CLÁSSICOS. POR OUTRA PERSPECTIVA, HÁ A PREOCUPAÇÃO EM POTENCIALIZAR A AUTONOMIA, VIVENCIAR A DEMOCRACIA E CONTEMPLAR A PLURALIDADE DE IDENTIDADES DOS ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR. TENDO EM CONTA ESSE CENÁRIO, O TRABALHO CONSISTE UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROJETO ÂNCORA (COTIA – SP) E PRETENDE IDENTIFICAR O MODO COMO A ESCOLA GARANTE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO PODEROSO. AINDA, O TRABALHO ORA PROPOSTO BUSCA CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO A RESPEITO DA GESTÃO DAS PRÁTICAS E REGRAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS, ALÉM DE INTERLIGAR A ORGANICIDADE CURRICULAR E O CONHECIMENTO PODEROSO AO PRAGMATISMO CONSTRUTIVISTA.