O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA REFLEXÃO INICIADA NO COMPONENTE CURRICULAR DE SABERES E PRÁTICAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 1, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. O MESMO OBJETIVOU ANALISAR AS PRINCIPAIS MUDANÇAS CURRICULARES DO CURSO EM QUESTÃO, TENDO POR BASE AS DUAS ÚLTIMAS VERSÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO CURSO, UMA DO ANO DE 2013 E A OUTRA DO ANO DE 2018. PARA A REALIZAÇÃO DA PRESENTE ANÁLISE, ALÉM DA LEITURA DOS PPCS NAS DUAS VERSÕES SINALIZADAS, NOS DEBRUÇAMOS SOBRE A LEGISLAÇÃO EM VIGOR EM CADA MOMENTO E QUE DERAM SUPORTE A CONFECÇÃO DOS REFERIDOS DOCUMENTOS (BRASIL, 1996, 2001, 2015; UFAL, 2005,02013, 2014, 2018A, 2018B, 2018C) E QUE REGULAMENTAM A ORGANIZAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA. ALÉM DESSA ANÁLISE DOCUMENTAL (MAY, 2004; GIL, 2002), REALIZAMOS ALGUMAS LEITURAS SOBRE GESTÃO ACADÊMICA (TOFIK; COLOMBO, 2013; VEIGA, 2004). DIANTE OS ELEMENTOS ANALISADOS DESTACAMOS QUE ESTAS ALTERAÇÕES FORAM ESSENCIAIS PARA APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA. ALÉM DISSO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE PROGRAMAS COMO O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE SE APRESENTARAM UMA ENORME CONQUISTA PARA OS ESTUDANTES EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSSIBILITANDO UMA INTERAÇÃO MAIOR COM A ESCOLA E COM A PROFISSÃO DOCENTE, APROXIMANDO-OS DAS DINÂMICAS COTIDIANAS E DAS DIFICULDADES DA PROFISSÃO DOCENTE.