POLICARPO, Antonia Luzivan Moreira et al.. . Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68363>. Acesso em: 04/11/2024 14:37
A PRESENTE PESQUISA É SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL E SE UTILIZA DO ESTADO DA ARTE DE UMA PESQUISA MAIOR, PARA MAPEAR, A PARTIR DOS PESQUISADORES, A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA PRODUZIDA NO PAÍS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTE SURDO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, OFERTADOS EM ESCOLA REGULAR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. COM ESSA FINALIDADE, O RECORTE DESSE ESTUDO PROCUROU RESPONDER A SEGUINTE PERGUNTA: COMO OS PESQUISADORES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOS ESTUDOS SURDOS SE MOVIMENTAM, NO SENTIDO DE OLHAR E DESCREVER SOBRE QUEM É O ESTUDANTE SURDO E COMO OCORRE SEU PROCESSO FORMATIVO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO? A PESQUISA FOI CONDUZIDA MEDIANTE A COMBINAÇÃO DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DO ESTADO DA ARTE E BIBLIOMÉTRICA, DE NATUREZA DESCRITIVA, ANALÍTICA E INTERPRETATIVA E DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO. VERIFICOU-SE ATRAVÉS DO MAPEAMENTO QUE A REGIÃO NORTE POSSUI O MENOR ÍNDICE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS, O QUE REFORÇA A NECESSIDADE DE INVESTIR NA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS NESSE CAMPO DE CONHECIMENTO. CONCLUI-SE NESSE ESTUDO QUE AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DEMONSTRAM O COMPROMISSO EDUCACIONAL, SOCIAL, CULTURAL, LINGUÍSTICO E POLÍTICO QUE A LIBRAS OCUPA NO MODO DE VIDA, NA PRODUÇÃO DO SUJEITO SURDO E NAS CONDIÇÕES DE INSERÇÃO DO SURDO NO MUNDO DE TRABALHO. E REITERA-SE QUE AS PESQUISAS NÃO FOCARAM A TEMÁTICA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE SURDO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO.