FATTORI, Cássia Helena Benaglia. Formação docente e a inlcusão. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68647>. Acesso em: 22/12/2024 19:45
MUITO TÊM SE DISCUTIDO ACERCA DA PROPOSTA INCLUSIVA E DAS PRÁTICAS ADOTADAS PELOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. A PROPOSTA, QUE TEM COMO EMBASAMENTO A LEGISLAÇÃO NACIONAL VIGENTE, PASSA POR UM MOMENTO DELICADO, UMA VEZ QUE, EMBORA ESSE DIREITO [ACESSO A REDE REGULAR DE ENSINO] SEJA GARANTIDO PARA TODOS, O QUE SE OBSERVA EM ESTUDOS E PESQUISAS COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA É MUITA INSEGURANÇA RELATIVA AO TEMA, O QUE É PREOCUPANTE PORQUE UMA INTERPRETAÇÃO ERRÔNEA DO CONCEITO PODE REPRODUZIR PRÁTICAS EXCLUDENTES E SEGREGACIONISTAS. FRENTE A ESSE CENÁRIO, O PRESENTE TRABALHO SE PROPÕE A INVESTIGAR QUAIS PRÁTICAS VÊM SENDO DESENVOLVIDAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, SOBRE O TEMA EM DISCUSSÃO, QUE SÃO OU NÃO EFICAZES NO QUE TANGE À CONCEITUAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DESTA EM PRÁTICA COERENTE COM A PROPOSTA DA INCLUSÃO. PARA ISSO, FOI FEITO A ANÁLISE DE UMA DISCIPLINA, E A REALIZAÇÃO DE UM SURVEY PARA VERIFICAR QUAL É O IMPACTO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COM RELAÇÃO À INCLUSÃO. ADEMAIS, AO FINAL DA ANÁLISE É POSSÍVEL CONFRONTAR O QUE TÊM SIDO FEITO EM TERMOS DE FORMAÇÃO, COM SUA PERTINÊNCIA E EFICÁCIA. ESTE TRABALHO SE JUSTIFICA PELA RELEVÂNCIA DO TEMA, POR CONSISTIR EM CONSULTAR MEIOS QUE GARANTAM A EFETIVAÇÃO E A PROTEÇÃO DO DIREITO DE UM GRUPO DE ALUNOS QUE POR VEZES SÃO EXCLUÍDOS E MARGINALIZADOS.