Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO

Palavra-chaves: ENSINO., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., MULTILETRAMENTOS, TIRAS, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69042
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2402
    "inscrito_id" => 4505
    "titulo" => "O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE LOPES-ROSSI (2011), ENVOLVENDO O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS. A REFERIDA SEQUÊNCIA POSTULA COMO OBJETIVO POTENCIALIZAR UMA PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO CRÍTICO-COMPREENSIVA, CONSIDERANDO O CENÁRIO CONTEMPORÂNEO MARCADO PELA MULTIMODALIDADE DOS TEXTOS E PELOS MULTILETRAMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA PARA NOSSA PROPOSTA UTILIZA AS TEORIAS DE KLEIMAN (2010), ROJO (2013), STREET (1984; 2007), NO TOCANTE AOS ASPECTOS DOS LETRAMENTOS/MULTILETRAMENTOS, BAKHTIN (1997) E MARCUSCHI (2008) NA FUNDAMENTAÇÃO DO GÊNERO, RAMOS (2017) E RAMA; VERGUEIRO (2009), SOBRE O GÊNERO TIRINHAS E OS POSTULADOS DE LOPES-ROSSI (2011) ACERCA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A REFERIDA SEQUÊNCIA É VOLTADA PARA TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, SITUADA NA CIDADE DE ARAÇAGI/PB. DESTACAMOS QUE O GÊNERO TIRINHAS É COMPOSTO POR ELEMENTOS VISUAIS E ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS, O QUE PODE PROMOVER PRÁTICAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. DESSE MODO, A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS POSSAM VIVENCIAR MOMENTOS DE LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE NOVOS TEXTOS, POTENCIALIZANDO OS MULTILETRAMENTOS, ALÉM DE REFORÇAR QUE HÁ A POSSIBILIDADE DE TRAZERMOS PARA A ESCOLA, OS TEXTOS QUE CIRCULAM NO COTIDIANO, ATRIBUINDO MAIS SENTIDO AO ATO DE LER E AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PREPARANDO OS ALUNOS PARA ATUAREM DE FORMA MAIS CRÍTICA E AUTÔNOMA NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., MULTILETRAMENTOS, TIRAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4505_30092020235832.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUE VIANA DE OLIVEIRA ANGEL"
    "autor_nome_curto" => "MONIQUE VIANA"
    "autor_email" => "profmoniqueviana@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69042
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2402
    "inscrito_id" => 4505
    "titulo" => "O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O 9º ANO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE LOPES-ROSSI (2011), ENVOLVENDO O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS. A REFERIDA SEQUÊNCIA POSTULA COMO OBJETIVO POTENCIALIZAR UMA PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO CRÍTICO-COMPREENSIVA, CONSIDERANDO O CENÁRIO CONTEMPORÂNEO MARCADO PELA MULTIMODALIDADE DOS TEXTOS E PELOS MULTILETRAMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA PARA NOSSA PROPOSTA UTILIZA AS TEORIAS DE KLEIMAN (2010), ROJO (2013), STREET (1984; 2007), NO TOCANTE AOS ASPECTOS DOS LETRAMENTOS/MULTILETRAMENTOS, BAKHTIN (1997) E MARCUSCHI (2008) NA FUNDAMENTAÇÃO DO GÊNERO, RAMOS (2017) E RAMA; VERGUEIRO (2009), SOBRE O GÊNERO TIRINHAS E OS POSTULADOS DE LOPES-ROSSI (2011) ACERCA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A REFERIDA SEQUÊNCIA É VOLTADA PARA TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, SITUADA NA CIDADE DE ARAÇAGI/PB. DESTACAMOS QUE O GÊNERO TIRINHAS É COMPOSTO POR ELEMENTOS VISUAIS E ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS, O QUE PODE PROMOVER PRÁTICAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. DESSE MODO, A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS POSSAM VIVENCIAR MOMENTOS DE LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE NOVOS TEXTOS, POTENCIALIZANDO OS MULTILETRAMENTOS, ALÉM DE REFORÇAR QUE HÁ A POSSIBILIDADE DE TRAZERMOS PARA A ESCOLA, OS TEXTOS QUE CIRCULAM NO COTIDIANO, ATRIBUINDO MAIS SENTIDO AO ATO DE LER E AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PREPARANDO OS ALUNOS PARA ATUAREM DE FORMA MAIS CRÍTICA E AUTÔNOMA NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., MULTILETRAMENTOS, TIRAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4505_30092020235832.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUE VIANA DE OLIVEIRA ANGEL"
    "autor_nome_curto" => "MONIQUE VIANA"
    "autor_email" => "profmoniqueviana@hotmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NOS MOLDES DE LOPES-ROSSI (2011), ENVOLVENDO O GÊNERO MULTIMODAL TIRAS. A REFERIDA SEQUÊNCIA POSTULA COMO OBJETIVO POTENCIALIZAR UMA PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO CRÍTICO-COMPREENSIVA, CONSIDERANDO O CENÁRIO CONTEMPORÂNEO MARCADO PELA MULTIMODALIDADE DOS TEXTOS E PELOS MULTILETRAMENTOS. NESSA PERSPECTIVA, A BASE TEÓRICA PARA NOSSA PROPOSTA UTILIZA AS TEORIAS DE KLEIMAN (2010), ROJO (2013), STREET (1984; 2007), NO TOCANTE AOS ASPECTOS DOS LETRAMENTOS/MULTILETRAMENTOS, BAKHTIN (1997) E MARCUSCHI (2008) NA FUNDAMENTAÇÃO DO GÊNERO, RAMOS (2017) E RAMA; VERGUEIRO (2009), SOBRE O GÊNERO TIRINHAS E OS POSTULADOS DE LOPES-ROSSI (2011) ACERCA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. A REFERIDA SEQUÊNCIA É VOLTADA PARA TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PÚBLICA, SITUADA NA CIDADE DE ARAÇAGI/PB. DESTACAMOS QUE O GÊNERO TIRINHAS É COMPOSTO POR ELEMENTOS VISUAIS E ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS, O QUE PODE PROMOVER PRÁTICAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. DESSE MODO, A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS POSSAM VIVENCIAR MOMENTOS DE LEITURA, ANÁLISE E PRODUÇÃO DE NOVOS TEXTOS, POTENCIALIZANDO OS MULTILETRAMENTOS, ALÉM DE REFORÇAR QUE HÁ A POSSIBILIDADE DE TRAZERMOS PARA A ESCOLA, OS TEXTOS QUE CIRCULAM NO COTIDIANO, ATRIBUINDO MAIS SENTIDO AO ATO DE LER E AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PREPARANDO OS ALUNOS PARA ATUAREM DE FORMA MAIS CRÍTICA E AUTÔNOMA NOS DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOCOMUNICATIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.