A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É INSTRUMENTO ESSENCIAL NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA MUDANÇAS DE VALORES E COMPORTAMENTOS EM FAVOR DE RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS MAIS EQUILIBRADAS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, EM ESPECIAL AS UNIVERSIDADES, SÃO AMBIENTES PROPÍCIOS PARA DISCUSSÕES ACERCA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS E O PROFESSOR EXERCE PAPEL IMPORTANTE NA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO QUE DESPERTA E EDUCA OS CIDADÃOS. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O ENVOLVIMENTO E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, EM RELAÇÃO A ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DESSE TEMA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO. FOI REALIZADA A ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES DE 191 PROFESSORES BUSCANDO IDENTIFICAR O ENVOLVIMENTO DESTES COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL A NÍVEL DE PROJETOS DE PESQUISA E PUBLICAÇÕES. TAMBÉM FOI FEITA A ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS) DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS. APENAS 11,0% (N= 21) DOS DOCENTES ESTÃO ENVOLVIDOS COM A ÁREA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DESTES, 76,2% (N= 16) PUBLICARAM ARTIGOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS, NO TOTAL 31 ARTIGOS, O QUE EQUIVALE A 1,9 ARTIGOS POR DOCENTE, EVIDENCIANDO BAIXA PRODUTIVIDADE NA ÁREA. A MAIORIA (77,4%, N= 24) ERAM ARTIGOS ORIGINAIS E SE ENQUADRAVAM NOS SEGUINTES TIPOS DE PESQUISAS: QUALI-QUANTITATIVAS (41,9%, N= 13), QUALITATIVAS (38,7%, N= 12) E QUANTITATIVAS (19,4%, N= 6). SUGERE-SE QUE OS PROFESSORES E A UNIVERSIDADE INCORPOREM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA CONTÍNUA, POSSIBILITANDO A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS SENSIBILIZADOS E COMPROMETIDOS COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS.