DISCENTES COM DEFICIÊNCIA ESTÃO CADA VEZ MAIS PRESENTES NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS E SOCIAIS, SENDO UMA REALIDADE DE MUITAS ESCOLAS BRASILEIRAS. ASSIM, O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SOLOS, TENDO COMO PÚBLICO-ALVO ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. O MESMO É RESULTADO DE UMA ATIVIDADE REALIZADA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DOS SOLOS, NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFAL – CAMPUS DO SERTÃO, COM PROPÓSITO NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS QUE PUDESSEM AUXILIAR PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA – AL E CIDADES VIZINHAS. COMO METODOLOGIA, A CONSTRUÇÃO DO MESMO SE DEU A PARTIR DE ETAPAS: 1° - ETAPA INFORMACIONAL (CONSTITUINDO ASSIM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA); 2° - CONSTRUÇÃO; 3° - EXPOSIÇÃO; 4° - DOAÇÃO. TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOLOS E DA INCLUSÃO DENTRO DA EDUCAÇÃO COMO UM TODO, CONSIDERANDO O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE), LEI Nº 10.172, PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO DE 1988 E NA LDBEN LEI N. 9.934/96 QUE APRESENTA A NECESSIDADE DE ESTABELECER DIRETRIZES E METAS PARA A EDUCAÇÃO, COMO A DECLARAÇÃO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS EM 1990. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM BASTANTE SATISFATÓTIOS, UMA VEZ QUE OS PARTICIPANTES COMPREENDERAM A IMPORTÂNCIA DA FORMULAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS, PRÁTICAS, ESTRATÉGIAS E LINGUAGENS QUE POSSIBILITEM ENSINO E INCLUSÃO PARA TODOS.