A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTANA DO IPANEMA-AL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6864 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1735 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTANA DO IPANEMA-AL" "resumo" => "O professor de Biologia atualmente encontra muitos desafios, pois precisa acompanhar os avanços tecnológicos e científicos presentes no cotidiano dos alunos, necessitando de muito estudo e dedicação. Visto que, no âmbito escolar, o professor, como principal mediador da aprendizagem e da relação com os alunos, necessita de apoio para desenvolver seu trabalho, sendo que muitos ambientes escolares não dispõem de material necessário para aulas de biologia e de laboratório ou condições para a utilização do mesmo. O objetivo deste artigo foi mostrar a importância do laboratório de Biologia e equipamentos audiovisuais como recursos que ajudam aos alunos a construírem seus conhecimentos através de aulas que relacionam teoria e prática. A pesquisa é de cunho quantitativo com 62 alunos do ensino médio, em uma escola pública estadual, localizada na cidade de Santana do Ipanema – AL, no sertão do estado de Alagoas onde foi realizada uma intervenção com 62 alunos de 1º ano do ensino médio e 03 professores de Biologia através de entrevista semiestruturada com mesmos e questionário para os alunos antes e após a utilização dos recursos didáticos e aulas práticas no laboratório de biologia. De acordo com os resultados observados, o principal recurso utilizado pelos professores, é o livro didático, devido principalmente a sua facilidade de acesso. E através dos questionários aplicados aos alunos antes da utilização dos recursos 51% dos discentes atingiram a metade das questões e após a utilização dos recursos didáticos e das aulas práticas 82% dos alunos obtiveram maior número de acertos nas questões, mostrando a relevância do uso de atividades práticas no ensino das ciências é praticamente inquestionável na atual sociedade moderna. Com as crescentes transformações que vem sofrendo o mundo e a educação. Concluímos assim, que os recursos didáticos e as aulas práticas em laboratório promovem uma diferença satisfatória e revela a importância da relação teoria e prática no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, DIDÁTICA, REDE PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_45_51_idinscrito_569_e1da99a8a6ea1f85f5e1f6ad82d6796f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍ DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAÍ" "autor_email" => "janai_s@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6864 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1735 "inscrito_id" => 569 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTANA DO IPANEMA-AL" "resumo" => "O professor de Biologia atualmente encontra muitos desafios, pois precisa acompanhar os avanços tecnológicos e científicos presentes no cotidiano dos alunos, necessitando de muito estudo e dedicação. Visto que, no âmbito escolar, o professor, como principal mediador da aprendizagem e da relação com os alunos, necessita de apoio para desenvolver seu trabalho, sendo que muitos ambientes escolares não dispõem de material necessário para aulas de biologia e de laboratório ou condições para a utilização do mesmo. O objetivo deste artigo foi mostrar a importância do laboratório de Biologia e equipamentos audiovisuais como recursos que ajudam aos alunos a construírem seus conhecimentos através de aulas que relacionam teoria e prática. A pesquisa é de cunho quantitativo com 62 alunos do ensino médio, em uma escola pública estadual, localizada na cidade de Santana do Ipanema – AL, no sertão do estado de Alagoas onde foi realizada uma intervenção com 62 alunos de 1º ano do ensino médio e 03 professores de Biologia através de entrevista semiestruturada com mesmos e questionário para os alunos antes e após a utilização dos recursos didáticos e aulas práticas no laboratório de biologia. De acordo com os resultados observados, o principal recurso utilizado pelos professores, é o livro didático, devido principalmente a sua facilidade de acesso. E através dos questionários aplicados aos alunos antes da utilização dos recursos 51% dos discentes atingiram a metade das questões e após a utilização dos recursos didáticos e das aulas práticas 82% dos alunos obtiveram maior número de acertos nas questões, mostrando a relevância do uso de atividades práticas no ensino das ciências é praticamente inquestionável na atual sociedade moderna. Com as crescentes transformações que vem sofrendo o mundo e a educação. Concluímos assim, que os recursos didáticos e as aulas práticas em laboratório promovem uma diferença satisfatória e revela a importância da relação teoria e prática no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, DIDÁTICA, REDE PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_45_51_idinscrito_569_e1da99a8a6ea1f85f5e1f6ad82d6796f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍ DA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAÍ" "autor_email" => "janai_s@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }