EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO SABERES E AÇÕES SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA EM UMA ESCOLA PÚBLICA.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7140 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 896 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO SABERES E AÇÕES SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA EM UMA ESCOLA PÚBLICA." "resumo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO SABERES E AÇÕES SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA EM UMA ESCOLA PÚBLICA.Ivandro de Oliveira PintoUniversidade Estadual da ParaíbaIvandro_geografia@hotmail.comR E S U M A crise ambiental instaurada pelo modelo socioeconômico vigente, cuja trajetória reforçou a dicotomia sociedade/natureza, pressupõe a necessidade de reflexão, mudanças de valores, de atitudes e de paradigmas no âmbito educacional e, sobretudo, a compreensão de como se estabelecem as práticas da Educação Ambiental na dimensão escolar. A pesquisa aqui descrita apresenta os resultados de um relato de experiência sobre as concepções e práticas pedagógicas interdisciplinares da educação ambiental no ensino de Geografia no contexto escolar de alunos do 2º ano do ensino médio, mais especificamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem na EEEM Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande/PB, com ênfase na temática relacionada à sustentabilidade ambiental; água, consumo, desperdício; Educação e Geografia. Para tanto, foi necessário fazer um resgate histórico por meio de um estudo bibliográfico enfatizando os principais aspectos inerentes a Educação Ambiental, numa perspectiva do ensino da Geografia a luz do pensamento de (SANTOS,2004), (GADOTTI,2005), (MORRIN, 2003), (BECKER, 1999), (LDB, 1996), (PCNs, 1998), (FREIRE, 2001). A inclusão das questões ambientais nos Parâmetros Curriculares Nacionais propicia a importância atribuída à interdisciplinaridade recomendadas nas propostas sobre educação ambiental dos PCNs. A análise do discurso dos alunos, a aula de campo e os trabalhos realizados pelos discentes durante a realização da pesquisa, demonstram que as questões ambientais ainda estão voltadas apenas para momentos específicos sobre o meio ambiente, ou são trabalhadas de maneira descontextualizada da realidade socioambiental do aluno. Portanto, a pesquisa aqui descrita, se orienta na proposta do curso de Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba. Espera-se que esse estudo seja objeto de conscientização no que tange à preservação, à proteção e ao respeito ao Meio Ambiente, bem como uma reflexão sobre as questões ambientais orientadas de forma interdisciplinar. Palavras-chave: Educação Ambiental, Escola Pública, Ensino de Geografia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_08_2014_13_26_28_idinscrito_896_40f2bd0c14d99696ded21f2b901a054d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANDRO DE OLIVEIRA PINTO" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA" "autor_email" => "ivandro_geografia@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7140 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 896 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO SABERES E AÇÕES SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA EM UMA ESCOLA PÚBLICA." "resumo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO SABERES E AÇÕES SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA EM UMA ESCOLA PÚBLICA.Ivandro de Oliveira PintoUniversidade Estadual da ParaíbaIvandro_geografia@hotmail.comR E S U M A crise ambiental instaurada pelo modelo socioeconômico vigente, cuja trajetória reforçou a dicotomia sociedade/natureza, pressupõe a necessidade de reflexão, mudanças de valores, de atitudes e de paradigmas no âmbito educacional e, sobretudo, a compreensão de como se estabelecem as práticas da Educação Ambiental na dimensão escolar. A pesquisa aqui descrita apresenta os resultados de um relato de experiência sobre as concepções e práticas pedagógicas interdisciplinares da educação ambiental no ensino de Geografia no contexto escolar de alunos do 2º ano do ensino médio, mais especificamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem na EEEM Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande/PB, com ênfase na temática relacionada à sustentabilidade ambiental; água, consumo, desperdício; Educação e Geografia. Para tanto, foi necessário fazer um resgate histórico por meio de um estudo bibliográfico enfatizando os principais aspectos inerentes a Educação Ambiental, numa perspectiva do ensino da Geografia a luz do pensamento de (SANTOS,2004), (GADOTTI,2005), (MORRIN, 2003), (BECKER, 1999), (LDB, 1996), (PCNs, 1998), (FREIRE, 2001). A inclusão das questões ambientais nos Parâmetros Curriculares Nacionais propicia a importância atribuída à interdisciplinaridade recomendadas nas propostas sobre educação ambiental dos PCNs. A análise do discurso dos alunos, a aula de campo e os trabalhos realizados pelos discentes durante a realização da pesquisa, demonstram que as questões ambientais ainda estão voltadas apenas para momentos específicos sobre o meio ambiente, ou são trabalhadas de maneira descontextualizada da realidade socioambiental do aluno. Portanto, a pesquisa aqui descrita, se orienta na proposta do curso de Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba. Espera-se que esse estudo seja objeto de conscientização no que tange à preservação, à proteção e ao respeito ao Meio Ambiente, bem como uma reflexão sobre as questões ambientais orientadas de forma interdisciplinar. Palavras-chave: Educação Ambiental, Escola Pública, Ensino de Geografia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_08_2014_13_26_28_idinscrito_896_40f2bd0c14d99696ded21f2b901a054d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANDRO DE OLIVEIRA PINTO" "autor_nome_curto" => "OLIVEIRA" "autor_email" => "ivandro_geografia@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }