LEITURA, MÍDIA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES TEÓRICAS
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Neste sentido, esta ação engloba bem mais do que simplesmente a materialidade linguística do texto, uma vez que as condições de produção dos enunciados e o lugar de onde se enuncia corroboram para efeitos de sentido do sujeito leitor. Sob essa ótica, com o presente artigo, oriundo das reflexões iniciais do Projeto de Extensão intitulado "Lendo blogs políticos nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio" (PROBEX/UFCG/2014), objetivamos refletir sobre a relevância do trabalho com a leitura da mídia, em contexto de ensino-aprendizagem, para formação de sujeitos críticos e reflexivos. Para tanto, nos apoiaremos nas contribuições de estudiosos como Almeida (2013), Xavier e Nascimento (2011), Sobral (2009) e Fiorin (2008). Visamos colaborar para uma nova concepção de ensino de Língua Portuguesa. Concepção essa que compreende o professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem e o aluno como sujeito ativo na construção de sentido. Assim, professor e aluno não devem conceber a língua como pronta, mas os mesmos devem se considerar como produtores da linguagem num constante processo de aprendizagem. 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