ANÁLISE E VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA E.I. MARCELINO ALVES DE MATOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6901 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 620 "inscrito_id" => 4774 "titulo" => "ANÁLISE E VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA E.I. MARCELINO ALVES DE MATOS" "resumo" => "O referido trabalho é uma síntese das análises obtidas a partir da vivência na E.I. Marcelino Alves de Matos, localizada no município de Caucaia- CE. A pesquisa teve por finalidade conhecer a modalidade diferenciada de ensino, educação indígena. Partindo deste contexto dar ênfase, as relações sociais dentro deste ambiente escolar e compreender o ensino de Geografia no local da pesquisa, buscando através da observação participativa vivenciar a escola não somente na sala de aula, mas levando-se em consideração e analisando os sujeitos sociais que a compõe, nos inserindo neste espaço singular, dinâmico e complexo. Assim sendo, fez-se necessárias leituras acerca do espaço escolar, educação indígena, formação docente e leituras acerca do processo histórico da "luta" indígena ao acesso a um ensino coerente as suas práticas tradicionais e cotidianas, para que assim pudéssemos compreender o porquê e qual a real necessidade de garantir e salvaguardar a diferença no ensino para determinadas etnias. Sabemos que atualmente o ensino da modalidade indígena é assegurado legalmente, porém historicamente é marcado pela “luta” ao acesso à educação de qualidade, respeitando as especificidades de sua etnia e não um ensino integralista, como outrora, que tinha por objetivo inseri-los no ensino, educando-os de acordo com os parâmetros da sociedade do homem branco. Com base na vivência na escola podemos constatar que apesar de todas as dificuldades e contradições entre a teoria e a realidade, notamos o quanto a escola exerce uma função social importante para a comunidade indígena Sobradinho, pois o conhecimento é também fortalecedor do movimento e da luta indígena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGOGICAS, EDUCAÇÃO INDIGENA, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_00_40_25_idinscrito_4774_2541b4be67a5a98c4a3c858df4683cfa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA HOLANDA LOUPO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA HOLANDA" "autor_email" => "erika-loupo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6901 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 620 "inscrito_id" => 4774 "titulo" => "ANÁLISE E VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA E.I. MARCELINO ALVES DE MATOS" "resumo" => "O referido trabalho é uma síntese das análises obtidas a partir da vivência na E.I. Marcelino Alves de Matos, localizada no município de Caucaia- CE. A pesquisa teve por finalidade conhecer a modalidade diferenciada de ensino, educação indígena. Partindo deste contexto dar ênfase, as relações sociais dentro deste ambiente escolar e compreender o ensino de Geografia no local da pesquisa, buscando através da observação participativa vivenciar a escola não somente na sala de aula, mas levando-se em consideração e analisando os sujeitos sociais que a compõe, nos inserindo neste espaço singular, dinâmico e complexo. Assim sendo, fez-se necessárias leituras acerca do espaço escolar, educação indígena, formação docente e leituras acerca do processo histórico da "luta" indígena ao acesso a um ensino coerente as suas práticas tradicionais e cotidianas, para que assim pudéssemos compreender o porquê e qual a real necessidade de garantir e salvaguardar a diferença no ensino para determinadas etnias. Sabemos que atualmente o ensino da modalidade indígena é assegurado legalmente, porém historicamente é marcado pela “luta” ao acesso à educação de qualidade, respeitando as especificidades de sua etnia e não um ensino integralista, como outrora, que tinha por objetivo inseri-los no ensino, educando-os de acordo com os parâmetros da sociedade do homem branco. Com base na vivência na escola podemos constatar que apesar de todas as dificuldades e contradições entre a teoria e a realidade, notamos o quanto a escola exerce uma função social importante para a comunidade indígena Sobradinho, pois o conhecimento é também fortalecedor do movimento e da luta indígena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGOGICAS, EDUCAÇÃO INDIGENA, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_00_40_25_idinscrito_4774_2541b4be67a5a98c4a3c858df4683cfa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA HOLANDA LOUPO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERIKA HOLANDA" "autor_email" => "erika-loupo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }