ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA REVIS?O DE LITERATURA SOBRE A FORMA??O DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O INCLUSIVA NO BRASIL. A QUEST?O DA EDUCA??O INCLUSIVA TEM GANHADO VISIBILIDADE NOS ?LTIMOS ANOS E BOA PARTE DAS DISCUSS?ES SOBRE ESTA TEM?TICA DESTACA O PAPEL DO PROFESSOR NA EFETIVA??O DA EDUCA??O INCLUSIVA. DIANTE DISSO, QUESTIONA-SE QUAL TEM SIDO A FORMA??O PROPORCIONADA AOS PROFESSORES PARA LIDAREM COM ESTA PROBLEM?TICA? PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA NA BASE DE DADOS SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) SOBRE ESTA TEM?TICA. FORAM ENCONTRADOS 90 ARTIGOS, DOS QUAIS 23 FORAM ANALISADOS A PARTIR DA AN?LISE DE CONTE?DO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PROFESSORES DAS CLASSES REGULARES AINDA N?O APRESENTAM UMA FORMA??O ADEQUADA PARA TRABALHAR NA PERSPECTIVA DA INCLUS?O. DESTE MODO, REITERA-SE A NECESSIDADE DE UMA FORMA??O NOS CURSOS DE GRADUA??O QUE ESTEJA COMPROMETIDA COM A PREPARA??O DOS PROFESSORES PARA ATUAREM TENDO EM VISTA A EFETIVA??O DA EDUCA??O INCLUSIVA.